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Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 31/05/2025 22:23:09

Gerenciamento de Serviços de TIC


gerenciamento_servicos_ticDe acordo com a Política 15/2017 que instituiu a Política de Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação, o gerenciamento de serviços de TIC é conjunto de capacidades organizacionais específicas (processos, métodos, funções, papéis e atividades) para prover valores aos clientes sob a forma de serviços e compreende obrigatoriamente atividades de planejamento, elaboração, entrega, monitoramento, avaliação e ajustes contínuos dos serviços de TIC a serem oferecidos.
 

O gerenciamento de serviços de TI é, de fato, um enabler (facilitador) da governança de TI e esta é um facilitador da governança corporativa. Em resumo, uma organização que faça uso intenso de TI (situação comum, atualmente), não pode afirmar ter uma boa governança corporativa sem ter boa governança de TI. Igualmente, a instituição não pode afirmar ter uma boa governança de TI sem ter um bom gerenciamento de (serviços) de TI. A figura abaixo ilustra essa interdependência. 

A seguir são apresentados alguns documentos referentes ao gerenciamento de serviços de TIC, incluindo os exigidos por resolução do CSJT:


1.  Política de Gerenciamento de Serviços de TIC (Política nº 15/2017)

2. Documentos relacionados no capítulo V da Res. CSJT 397/2024, referentes às práticas obrigatórias constantes do § 1º do artigo 3º:

2.1. Processo/Prática de Gerenciamento de Incidentes

2.2. Processo/Prática de Gerenciamento de Solicitação de Serviços 

2.3. Processo/Prática de Gerenciamento de Catálogo de Serviços

2.4. Processo/Prática de Gerenciamento de Nìvel de Serviços