Artefato: Modelo de Caso de Uso
Um modelo de caso de uso é um modelo que descreve como diferentes tipos de usuários interagem com o sistema para resolver um problema. Como tal, ele descreve as metas dos usuários, as interações entre os usuários e o sistema, bem como o comportamento necessário do sistema para satisfazer estas metas.
Domínios: Requisitos
Relacionamentos
Descrição
Descrição Principal

Um modelo de caso de uso consiste em um conjunto de elementos de modelo. Os elementos de modelo mais importantes são: casos de uso, atores e as relações entre eles.

Um diagrama de caso de uso é usado para descrever graficamente um subconjunto do modelo para simplificar a comunicação. Normalmente existirão vários diagramas de caso de uso associados a um determinado modelo, cada um mostrando um subconjunto de elementos de modelo relevantes para um determinado fim. O mesmo elemento de modelo pode ser exibido em vários diagramas de caso de uso, mas cada instância tem que ser consistente. Se alguma ferramenta for usada para manter o modelo de caso de uso, esta restrição de consistência deve ser automatizada, de forma que quaisquer alterações em um elemento de modelo (alteração do nome, por exemplo) serão automaticamente refletidas em todos os diagramas de caso de uso que mostram o elemento.

Caso o projeto utilize a ferramenta EA, o Modelo de Caso de Uso deve ser registrado na própria ferramenta, conforme instruções descritas no link disponível abaixo.

Ilustrações
Informações Adicionais
Listas de Verificação
Orientações
Mentores de Ferramentas