Tarefa: Projetar o Modelo de Dados
Esta tarefa explica como projetar um modelo de dados para o produto a ser desenvolvido.
Disciplinas: Análise e Projeto
Finalidade
  • Garantir que os dados persistentes sejam armazenados com consistência e eficiência.
  • Definir o comportamento que deve ser implementado no banco de dados.
Relacionamentos
Etapas
Elaborar/Revisar o Modelo de Dados Conceitual

O Projetista de Software é responsável por elaborar e revisar o modelo de dados conceitual.

Identifique quais as entidades de negócio (classes que representam elementos do domínio do negócio) serão envolvidas na iteração, e quais devem ser persistidas. Dessas classes, identifique suas características e relacionamentos. Essa será a base para determinar o modelo de dados conceitual.

Pode-se utilizar ferramentas como o Enterprise Architect (EA) para auxiliar no design do modelo.

Elaborar/Revisar o Modelo de Dados Lógico

Após a criação do modelo de dados conceitual, o Projetista de Software é responsável pelo desenvolvimento e revisão contínua do modelo de dados lógico.

A finalidade do Modelo de Dados Lógico é fornecer uma visualização ideal das principais entidades de dados lógicas e suas relações, o que independe da implementação de qualquer banco de dados ou software específico. Geralmente, é na terceira forma normal, que é uma forma de modelagem de dados que minimiza a redundância e assegura a ausência de dependências transitivas. Tal modelo diz respeito à aparência que o banco de dados terá quando capturar dados, e não aos aplicativos que utilizam os dados e sua respectiva execução.

Elaborar/Revisar o Modelo de Dados Físico

A partir da configuração do modelo de dados lógico, o modelo de dados físico será desenvolvido e/ou atualizado pelo Projetista de Software.

O design físico do banco de dados inclui os elementos de modelo (como tabelas, visualizações e procedimentos armazenados), que representam a estrutura física detalhada do banco de dados, e os elementos de modelo (como esquemas e espaços de tabelas), que representam o design básico de armazenamento de dados do banco de dados.  Coletivamente, esses elementos de modelo formam o Modelo da Dados Físico do banco de dados.

Nessa etapa devem ser gerados os scripts de criação / alteração das tabelas e colunas e demais objetos do banco de dados. Ver: Script de Banco de Dados.

Execute e analise o Checklist
Execute e analise o Checklist - Modelo de Dados.

Esse checklist verifica, dentre outras coisas, se a nomenclatura dos objetos está seguindo o Padrão de Nomenclatura de Objetos do Banco de Dados.

O Gerente de Projeto deve encaminhar esta tarefa para a Seção de Análise.

É importante que a pessoa a executar esta tarefa não seja a mesma que elaborou o artefato a ser verificado.
Alternativas
Pode-se utilizar ferramentas como o Enterprise Architect (EA) para auxiliar no design do modelo.
Informações Adicionais