Função: Administrador de Dados
O Administrador de Dados (AD) tem o objetivo de gerenciar o Modelo de Dados Corporativo, contribuindo para assegurar a qualidade das informações, a integração dos sistemas, a retenção e a disseminação do conhecimento dos negócios.

Cabe a ele, guiado por certos princípios e através de atividades de planejamento, organização e controle dos dados corporativos, gerenciar os dados como recursos de uso comum da organização, promovendo-lhes os valores de autenticidade, autoridade, precisão, acessibilidade, seguridade e inteligibilidade.

Tem como função o planejamento central, a documentação e o gerenciamento dos dados a partir da perspectiva de seus significados e valores para a organização como um todo.
Conjuntos de Funções: Papéis no PDS - TRT9
Relacionamentos
Descrição Principal

Atribuições:

  • Facilitar e apoiar o desenvolvimento e manutenção dos Sistemas Corporativos; 
  • Garantir que o modelo lógico e físico de dados seja implementado corretamente; 
  • Desenvolver, manter e atualizar o Dicionário de Dados Corporativo; 
  • Assessorar os diversos grupos técnicos e analistas de sistemas a trabalharem na modelagem de dados de suas aplicações; 
  • Diagnosticar erros, falhas e não conformidades nas estruturas das tabelas do Banco de Dados Corporativo.