Tarefa: Realizar Repasse do Produto
Essa tarefa elenca as etapas necessárias para repassar as principais informações do produto às Equipes de Manutenção e Suporte, além do Treinamento do Usuário, ao final da fase de Transição.
Disciplinas: Implantação
Finalidade

Importante: Como pré-requisito para o repasse do produto às Equipes de Manutenção e Suporte, todas as funcionalidades propostas no PIP devem estar devidamente documentadas, implementadas e testadas.

Com o objetivo de preparar as Equipes de Manutenção e Suporte com as informações necessárias para manter e dirimir dúvidas sobre o produto que está sendo repassado, a Equipe do Projeto deve demonstrar como está estruturada a aplicação e sua respectiva documentação.

A passagem desse conhecimento é realizada em reunião agendada entre a equipe do projeto e essas equipes. Pode ser realizada apenas uma reunião envolvendo as duas equipes, nas quais são realizadas apresentações com enfoque teórico e prático como, por exemplo, a abordagem de questões relativas à instalação, à configuração da aplicação e às principais funcionalidades do sistema, dentre outras.

A apresentação é focada nos artefatos gerados pelo projeto durante o seu desenvolvimento. Deve-se também preencher a ata durante a reunião de repasse e encaminhá-la aos participantes posteriormente.

Além dos repasses para as Equipes de Manutenção e Suporte, se planejado, a Equipe do Projeto deve realizar um treinamento para os usuários finais de modo que eles possam compreender e utilizar as funcionalidades do sistema.

Relacionamentos
Etapas
Repasse para a Equipe de Suporte

A equipe do projeto deve preparar a apresentação adequada utilizando os artefatos desenvolvidos durante o projeto.

Para a reunião ser mais produtiva, pode-se divulgar o endereço SVN onde está armazenada a documentação do projeto ou enviar a documentação por email alguns dias antes da reunião, para que os participantes tenham tempo hábil de estudá-la.

Uma sugestão de roteiro para a reunião de repasse à Equipe de Suporte seria:

a) Visão e Objetivos
b) Usuários do sistema
c) Principais funcionalidades
d) Demonstração do produto
e) Dúvidas mais comuns
f) Apresentação dos materiais de suporte (ex: Procedimentos na Intranet)

Para essa reunião devem ser convocados representantes de todos os níveis de atendimento.

Repasse para a Equipe de Manutenção

Importante: Previamente à reunião de repasse do produto, o gestor responsável pela Equipe de Manutenção deverá indicar os participantes, bem como, dentre estes, o gestor técnico* e seu substituto. Preferencialmente, essa indicação deverá ser realizada por email à Divisão de Apoio à Gestão (dages@trt9.jus.br), que efetuará a atualização do inventário de software.

A equipe do projeto deve preparar a apresentação adequada utilizando os artefatos desenvolvidos durante o projeto.

Para a reunião ser mais produtiva, pode-se divulgar o endereço SVN onde está armazenada a documentação do projeto ou enviar a documentação por email alguns dias antes da reunião, para que os participantes tenham tempo hábil de estudá-la.

Uma sugestão de roteiro para a reunião de repasse à Equipe de Manutenção seria:

a) Visão e Objetivos
b) Usuários do sistema
c) Principais funcionalidades
d) Demonstração do produto
e) Dúvidas mais comuns
f) Apresentação dos materiais de suporte (ex: Procedimentos na Intranet)
g) Arquitetura
h) Lista de ferramentas utilizadas
i) Estrututura e localização dos artefatos

* Gestor Técnico: Responsável pela análise preliminar e emissão de pareceres relacionados aos impactos, do ponto de vista técnico, que novas solicitações (melhorias/manutenções evolutivas) possam causar ao sistema.

Realizar Treinamento do Usuário Final

Convoque os participantes que irão participar do treinamento. Convide também integrantes da equipe que possuam conhecimento sobre o assunto do treinamento para que possam lhe auxiliar.

E por fim, realize o Treinamento do Usuário conforme planejado.

Atualizar Catálogo de Serviços

Importante: Os procedimentos contidos nesse passo devem ser realizados antes que os usuários finais estejam utilizando o sistema.

Caso seja necessário, deve-se solicitar à Seção de Gestão de Demandas, mediante Solicitação de Serviço, a inclusão do novo sistema no Catálogo de Serviços.

As seguintes informações devem ser fornecidas nessa solicitação:

- Nome do serviço

- Responsável

- Substituto

- Atividades

Exemplo:

Usuário Inicial Final
Sistema CNAT - Certidão Negativa de Ações Trabalhistas MARCOSSCAPIN LUCIANOKUEHNE Não 07/10/14  


Exemplo de Atividades:

Correção de dados Atividade destinada à correção de dados no sistema. Sim Não Sim Não Não    
Emissão de Relatórios Específicos fora do Sistema Atividade destinada à emissão de relatórios esporádicos, que são enviados aos usuários geralmente em tabelas do excel. Sim Não Sim Não Sim    
Erro no sistema Informar problemas no sistema. Sim Não Não Não Não    
Orientações Técnicas Atividade destinada a resolução de dúvidas sobre a utilização do sistema. Sim Não Não Não Não    
Sugestão de alteração/melhoria no sistema Desenvolvimento de programas e implementação de novas funcionalidades. Sim Não Sim Não Sim