Função: Gerente de Configuração e Mudança
É o responsável pelo processo de Gerência de Configuração do projeto, disciplina que define o conjunto de atividades necessárias para a gestão de baselines, itens de configuração e requisições de mudança do projeto.

O gerente de configuração e mudança disponibiliza o ambiente e a infraestrutura geral de Gerenciamento de Configuração (CM) para a equipe de desenvolvimento do produto. A função de CM oferece suporte à atividade de desenvolvimento de produtos para que os desenvolvedores e integradores tenham espaços de trabalho adequados para criar e testar seus trabalhos e, dessa forma, permite que todos os artefatos fiquem disponíveis para inclusão na unidade de implantação, conforme necessário. O gerente de configuração também deve assegurar que o ambiente de CM facilite a revisão do produto e as atividades de controle de mudanças e defeitos.
Conjuntos de Funções: Papéis no PDS - TRT9
Relacionamentos
Descrição Principal

Atribuições:

  • Solicitar à STI o ambiente e a infraestrutura geral de Gerenciamento de Configuração (CM) para a equipe de desenvolvimento do produto;
  • Oferecer suporte à atividade de desenvolvimento de sistemas;
  • Integrar o sistema com os novos componentes de software produzidos ou alterados;
  • Garantir a integridade dos itens de configuração e das baselines.
Criação da Equipe
Habilidades
  • Conhecer os princípios de gerenciamento de configuração e, preferencialmente, ter experiência ou treinamento no uso de ferramentas de Gerenciamento de Configuração;
  • Assegurar que os desenvolvedores sigam as políticas e os procedimentos de gerenciamento de configuração.