Tarefa: Gerenciar Não Conformidades
Disciplinas: Qualidade de Software
Finalidade

Este processo define as boas práticas para lidar com as não conformidades que surgirem durante o andamento dos projetos.

Uma tarefa de ação corretiva deve ser aberta na ferramenta JIRA para cada não conformidade identificada. A tarefa aberta deve possuir um responsável, participante do projeto, que deverá garantir que a não conformidade seja solucionada.

Relacionamentos
Descrição Principal
Gerenciar Não Conformidades
Etapas
Registro de não conformidade

As não conformidades deverão ser registradas em ferramenta apropriada (exemplo: JIRA) e direcionadas ao Gerente de Projeto. Elas deverão ser cadastradas junto com as seguintes informações:

a. Descrição da não conformidade;
b. Responsável pela resolução;
c. Prazo para a resolução.

Solucionar não conformidade

A equipe do projeto deve mobilizar-se para resolver a não conformidade dentro do prazo. Após resolvê-la, deve-se mudar o status dela na ferramenta (ex: Jira) para que o Analista de Qualidade possa ser informado.

Caso não seja mais possível corrigir a não conformidade, deve-se preencher a justificativa e alterar o status dela posteriormente.

Verificar solução

Após receber a notificação de que a não conformidade foi solucionada, o Analista de Qualidade verificará se a solução indicada anteriormente foi implementada corretamente. Caso sim, a não conformidade será fechada e o Checklist de Aderência ao PDS será atualizado, do contrário, ela voltará para a responsável pela resolução e o prazo final da tarefa continuará o mesmo que foi anteriormente informado.

Informações Adicionais