Tarefa: Criar os Casos de Teste
Desenvolver os casos de teste e os dados de teste para os requisitos a serem testados.
Disciplinas: Teste
Finalidade

Criar, a partir dos casos de uso, os Casos de Teste relevantes. Os Casos de Teste são subsídios indispensáveis ao entendimento das condições que o software deve satisfazer.

Importante: Essa tarefa contempla tantos os testes automatizados quanto os testes manuais.

Relacionamentos
Etapas
Revise os requisitos a serem testados
Trabalhe com o Analista de Sistemas, Analista de Negócios  e o Desenvolvedor de Software para identificar quais cenários necessitam de novos casos de testes. Analise os artefatos Modelo de Caso de Uso, Caso de Uso, Lista de Requisitos e Lista de Regras de Negócio  para assegurar que você entendeu o escopo de desenvolvimento para a iteração corrente.
Identifique cenários de testes relevantes

Identifique os cenários de testes. Considere os caminhos alternativos ou de exceções com perspectivas positivas e negativas.

Discuta o requisito com o Analista de Negócios e o Analista de Sistemas para identificar outras condições de satisfação para os requisitos.

Descreva os cenários de testes

Liste os cenários de teste a serem realizados, escreva uma descrição resumida contendo as pré-condições e pós-condições, bem como um passo-a-passo para reproduzi-los e os resultados esperados. Documente-os no Caso de Teste.

Deve-se buscar automatizar o máximo de cenários de teste possível. O percentual de cobertura de testes a ser realizado e quais testes serão manuais ou automatizados serão definidos pelo Gerente de Projeto junto com a equipe.

Os casos de testes podem sofrer alterações ao longo do projeto a medida que os scripts automatizados são desenvolvidos e novas alterações surjam.

Identifique os dados de teste necessários

Revise cada caso de teste e anote onde os dados de entrada ou saída podem ser necessários. Identifique o tipo, quantidade e singularidade do dado necessário (utilize o Caso de Uso para verificar essas informações) e adicione essas informações no caso de teste.

Concentre-se na articulação dos dados necessários e não na criação de dados específicos.

Execute e analise os Checklists

Execute e analise o Checklist - Caso de Teste para revisar o Caso de Teste;

O Gerente de Projeto deve encaminhar esta tarefa para a Seção de Testes.

É importante que a pessoa a executar esta tarefa não seja a mesma que elaborou o artefato a ser verificado.

Informações Adicionais