Tarefa: Estimar Pontos de Função
Disciplinas: Requisitos
Finalidade

Realizar a quantificação das funções que o software disponibiliza ao usuário através do conceito de Pontos de Função.

Relacionamentos
Descrição Principal

Técnica que visa estabelecer uma medida de tamanho da funcionalidade do software disponível para o usuário. Utilizada em projetos de desenvolvimento ou melhorias. A medida é independente da linguagem de programação ou tecnologia utilizadas no projeto.

Etapas
Reunir a documentação disponível
Lista de Requisitos e o Plano Integrado do Projeto (PIP) são os artefatos mais importantes para efetuar a análise. Se disponível, reunir também outros artefatos como o PDP, Especificação de Casos de Uso, Diagrama de Classes, Modelo de Dados, Atas de Reunião e formulários de Solicitações de Mudança.
Documentar a contagem de pontos de função
Utilize a Planilha de Contagem de Ponto de Função pré-formatada própria para a APF para a documentação, preenchendo-a conforme orientações das próxima etapas dessa tarefa.
Medir as funções de dados
Realizar a medição das funções de dados por caso de uso: identificação dos ALI/AIE (arquivo lógico interno, arquivo de interface externa) conforme os modelos de dados e de classes.
Medir as funções de transação
Realizar a medição das funções de transação (entradas/saídas/consultas externas) conforme a especificação ou, quando disponível, deploy da aplicação em ambiente de desenvolvimento/homologação.
Calcular o tamanho funcional
Utilize as tabelas de pontuação para pontuação de cada função, de acordo com o método de contagem definido (contagem indicativa, estimativa ou detalhada)
Informações Adicionais