Tarefa: Descrever a Arquitetura
Descreva a arquitetura através da análise dos requisitos arquiteturalmente significantes e pela identificação de restrições, decisões e objetivos arquiteturais.
Disciplinas: Análise e Projeto
Finalidade

Identificar as metas arquiteturais, a fim de fornecer orientação suficiente para conduzir a equipe no início ou evolução da arquitetura.

Relacionamentos
Descrição Principal

Observação: tarefa opcional na fase de Concepção.

Esta tarefa foca a identificação das metas arquiteturais para o desenvolvimento do sistema ou uma iteração, servindo como orientação para o desenvolvimento e os testes.

Baseia-se na experiência obtida em domínios do problema ou sistemas similares para restringir e focar a arquitetura de modo que o esforço não seja desperdiçado na re-invenção da arquitetura.

Etapas
Identifique as metas arquiteturais

Trabalhe com a equipe, especialmente com os Analista de Negócios e o Analista de Sistemas, para descrever as metas da arquitetura restantes e identificar quais são adequadas para esta iteração. Examine a Visão e a Lista de Requisitos. Estas metas irão priorizar e guiar a abordagem para decisões técnicas importantes.

Será importante revisar periodicamente o status dessas metas em todo o projeto para certificar que elas ainda são válidas e que o sistema está no caminho certo para entregá-las.

Identifique os requisitos arquiteturalmente significantes

Identifique quais dos requisitos atuais são arquiteturalmente significantes. Explore e refine aqueles que devem ser implementados para alcançar as metas arquiteturais da iteração atual. Veja Concept: Requisitos Arquiteturalmente Significantes e Guideline: Determinar os Requisitos Arquiteturalmente Significantes para mais informações.

Referencie os requisitos arquiteturalmente significantes no Caderno de Arquitetura assim que eles forem identificados. Será importante revisar essa lista periodicamente em consonância com as alterações nos requisitos para certificar que eles ainda são válidos.

Identifique as restrições na arquitetura
Liste quaisquer restrições na arquitetura e eventuais compensações entre os requisitos e os recursos concorrentes. Decida como a arquitetura irá resolver essas questões. Justifique cada decisão tomada e capture essas informações. Revise periodicamente a lista de restrições para certificar que elas ainda são válidas e que não apareceram outras novas.
Examine, avalie e selecione os recursos disponíveis

Identifique os recursos de outras áreas que podem ser reutilizados na arquitetura atual. Podendo ser:

  • Frameworks Arquiteturais
  • Mecanismos Arquiteturais
  • Decisões Arquiteturais
  • Restrições
  • Aplicações
  • Componentes
Define as decisões arquiteturais
Define decisões importantes sobre a arquitetura para referência futura. Considere o uso do template fornecido para o Caderno de Arquitetura . Os Desenvolvedor de Software em particular, devem compreender claramente o estado atual da arquitetura em cada iteração antes do desenvolvimento da arquitetura.
Execute e analise o Checklist

Execute e analise o Checklist - Caderno de Arquitetura para o Caderno de Arquitetura.

O Gerente de Projeto deve encaminhar esta tarefa para a Seção de Desenvolvimento.

É importante que a pessoa a executar esta tarefa não seja a mesma que elaborou o artefato a ser verificado.

Alternativas

Esta tarefa é mais benéfica quando do desenvolvimento de sistemas novos e sem precedentes. Nos sistemas onde já haja uma arquitetura bem definida, esta tarefa pode ser omitida, ou executada rapidamente como uma revisão da arquitetura existente.

É crítico que esta tarefa seja executada de forma colaborativa com a participação ativa dos outros membros da equipe e dos Analistas de Negócios do projeto de modo que o consenso e a compreensão comum sejam alcançados. É particularmente vital para o arquiteto envolver os desenvolvedores durante toda esta tarefa. O esforço de arquitetura deve fornecer liderança e coordenação do trabalho técnico ao invés de executar o trabalho sozinho.

Informações Adicionais