Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 23/04/2024 15:03:43

Mostra 80 anos da Justiça do Trabalho

Notícia publicada em 15/06/2022

Mostra do Centro de Memória do TRT-PR celebra 80 anos da Justiça do Trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) inaugura nesta semana a Mostra “80 Anos da Justiça do Trabalho”, uma lembrança da história da Justiça trabalhista e homenagem às mulheres e homens que contribuíram para a realização e desenvolvimento desse ramo do Judiciário. A exposição começa nesta terça-feira, 10 de maio, data em que é celebrado o “Dia da Memória do Poder Judiciário”, e permanecerá por 30 dias, no Centro de Memória, localizado na sede do Tribunal, à Alameda Doutor Carlos de Carvalho, nº 528, no Centro de Curitiba.

Para quem não está em Curitiba, há a possibilidade de visitação virtual, a partir do link abaixo, reproduzido também no fim deste texto, inclusive com “navegação” pelas fotografias, por meio do sistema exibição pública e pesquisa do Centro de Memória.

A Mostra “80 Anos da Justiça do Trabalho” expõe processos de valor histórico, dos anos de 1934, de 1941 (ano da instituição da Justiça do Trabalho) e 1976 (ano da instalação do TRT-PR). Também há a reprodução, com objetos utilizados nos primeiros anos de existência do Tribunal, do Gabinete da sua primeira Presidência, então sob comando do Juiz Alcides Nunes Guimarães.

Fotografias documentam o trabalho dos primeiros magistrados e servidores da instituição e das primeiras sedes, além de magistrados e servidores que atuam no presente nas Varas do Trabalho de todo o Paraná.

Compõe a mostra, ainda, a publicação dos Anais do IX Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho, realizada no TRT-PR no ano de 2018. O evento proporcionou a reflexão e a troca de experiências entre magistrados e servidores de todo o País que atuam na política de preservação e defesa dos acervos históricos dos Regionais Trabalhistas.

A exposição homenageia também o Ministério Público do Trabalho e a Ordem dos Advogados, representados por materiais históricos e institucionais.

Vídeos

Durante a visita, o interessado pode assistir a vídeos com relatos do Desembargador aposentado Ney José de Freitas, responsável pela instalação do Centro de Memória, em 2010, quando da sua gestão na Presidência do Regional trabalhista paranaense; da servidora aposentada Maria Eunice Rodrigues da Silva, pioneira dos projetos de busca e preservação da memória do TRT-PR, e da servidora Kátia Fialho, que trabalhou na restauração de processos históricos do Tribunal. No vídeo, a servidora faz uma demonstração da técnica de limpeza e conservação de um processo em papel. Após o procedimento, o documento recebe o selo do Acevo Histórico.

“Não há possibilidade de vida, de civilização, de nada, sem o respeito àqueles que nos antecederam (...). A memória é um fato do passado que não mais se repetirá, mas que tem que ser registrado”, declara, em seu depoimento gravado, o Desembargador aposentado Ney José de Freitas.