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Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 23/06/2024 22:23:16

PDTIC


PDTIC - Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação

Este documento tem como objetivo apresentar o Plano Diretor de
Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) do Tribunal Regional do Trabalho da
9ª Região (TRT9) com vigência para 2016/2017.
O PDTIC é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão de
pessoas, de processos e de Tecnologia da Informação e Comunicação, que visa a
atender as necessidades de tecnologia da informação e comunicação por um período
determinado.
Além disso, segundo a Resolução do CNJ nº 182 de 17 de outubro de
2013, o PDTIC é a base para a confecção do Plano de Contratações de Soluções de
Tecnologia da Informação e Comunicação, pois este deve estar em harmonia com o
PDTIC, de modo a incluir todas as contratações necessárias ao alcance dos objetivos
estabelecidos nos planejamentos do órgão e de TIC.
Portanto, a execução deste projeto justifica-se pela necessidade do
desdobramento do Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação e
Comunicação 2015-2020 (PETIC 2015-2020) deste Tribunal em um plano tático que
traduza os objetivos estratégicos do PETIC em ações e projetos para os anos de 2016 e
2017, além de ser a base necessária para a elaboração do Plano de Contratações para
os próximos anos.

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período.

A Estratégia Nacional de TIC do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), instituída pela Resolução CNJ Nº 370 de 28/01/2021 estabelece que deve ser elaborado o PDTIC, contendo as ações a serem desenvolvidas para que as estratégias institucionais e nacionais do Poder Judiciário sejam alcançadas. 

Assim, o PDTIC é o desdobramento, em ações específicas no contexto de tecnologia da informação e comunicação, dos planos estratégicos do Poder Judiciário, da Justiça do Trabalho, Institucional e de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário e tem por objetivo garantir alinhamento estratégico entre as ações de tecnologia da informação e os objetivos institucionais, de modo a orientar a utilização de recursos humanos, materiais e financeiros em prol das metas estabelecidas pela administração.

Este instrumento permite o planejamento tático da área técnica, tornando transparente quais são os recursos disponíveis, os projetos/demandas a serem executadas e seus respectivos andamentos.

A figura a seguir apresenta o alinhamento da TIC com a estratégia e as características da organização e de sua estrutura organizacional, ilustrando as camadas em que cada Plano se situa:

PDTIC 2024

No âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, o PDTIC 2024 prevê as ações da área de TIC, considerando as unidades vinculadas à Secretaria Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações (SGTIC).
 
O PDTIC 2024, elaborado e discutido no âmbito do Subcomitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), teve sua proposição aprovada pelo Comitê de TIC (CTIC) e foi instituído pela Presidência. É constituído pelas seguintes seções:

a) resumo da Pesquisa de Satisfação com a Informática 2023;

b) Análise de Pessoal TI;

c) Plano de Capacitação 2024;

d) Plano Orçamentário, com a previsão de das despesas e investimentos e as fontes de recursos;

e) Plano de Contratações, com o custo das ações e de manutenção dos serviços disponibilizados pela TI;

f) Ações, conjunto das ações planejadas para ser executadas no período, com seus respectivos cronogramas;

g) Indicadores de Resultado e Metas.


Clique aqui para acessar o PDTIC 2024 completo.