Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 16/04/2021 15:00:37

Governança Corporativa

O gerenciamento de riscos é uma ferramenta estratégica e fundamental para toda e qualquer instituição. Suas finalidades são alinhar o apetite por riscos inerentes a qualquer processo de trabalho à estratégia de negócios do TRT-PR, fortalecer as decisões, estimular a disseminação da cultura de análise riscos e preservar o patrimônio.

O constante aperfeiçoamento nos processos de identificação, mensuração, avaliação, monitoramento, reporte, controle e mitigação de riscos, torna mais apuradas as boas práticas de governança, alinhadas aos objetivos, políticas e estratégias desta instituição.

No TRT-PR este processo é conduzido pelo Núcleo de Gestão de Riscos e Compliance, subordinado à Secretaria de Gestão Estratégica e Estatística.

O Núcleo de Gestão de Riscos e Compliance busca o estabelecimento de estratégias e procedimentos que identifiquem eventos potencialmente capazes de afetar os objetivos estratégicos do TRT-PR. Para isso, os riscos são avaliados e administrados, de modo a mantê-los compatíveis com limites estabelecidos pela Presidência do Tribunal.

Apesar de a metodologia adotada ser própria do TRT-PR, ela se baseia nas melhores práticas de mercado. O modelo de gestão integrada de riscos identifica e consolida no formato matricial as ameaças estratégicas, operacionais, financeiras e de conformidade, materializados (ou com alta probabilidade de materialização), para posterior análise, tratamento e acompanhamento por meio de processos específicos desenvolvidos pela Secretaria de Gestão Estratégica e Estatística.

O processo de gestão de riscos é suportado pela Política de Gestão de Riscos e Continuidade de Negócio¿, a qual define claramente seus princípios, objetivos, etapas, metodologia, competências e responsabilidades em um modelo de governança estruturada que envolve todos os níveis da organização.

Leia abaixo os documentos sobre o tema:

POLÍTICA Nº 56, DE 22 DE MARÇO DE 2021 - Institui a Política de Gestão de Riscos e de Continuidade de Negócio no âmbito do TRT-PR.

A Política instituída fundamenta-se nos princípios da Administração Pública Federal elencados no caput do Art. 37 da Constituição Federal, em especial no princípio da eficiência. O documento também tem como base as recomendações sobre o tema voltadas para a Administração Pública Federal, as quais têm como objetivo aumentar a capacidade institucional de lidar com incertezas, estimular a transparência e contribuir para o uso eficiente, eficaz e efetivo de recursos. Para isso, são estabelecidos mecanismos de gestão de risco e fortalecimento da reputação do Tribunal.