Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 21/12/2025 21:49:23

Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) do CNJ

Lançado em dezembro de 2008 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o PRONAME é uma iniciativa dedicada à preservação e gestão eficiente dos documentos e memórias do Poder Judiciário em todo o país.

Com propósito de assegurar a proteção desse legado histórico e promover uma gestão documental moderna e acessível, o programa é conduzido por um Comitê Nacional composto por representantes de todos os segmentos do Poder Judiciário brasileiro.

 Estrutura do Comitê Nacional

Para organizar suas atividades e atender às diversas necessidades do programa, o Comitê foi estrategicamente subdividido em quatro áreas principais:

  • Subcomitê de Instrumentos de Gestão Documental: responsável por definir normas e ferramentas para a organização e o tratamento de documentos.
  • Subcomitê de Preservação Digital: foca na conservação e segurança de conteúdos digitais, assegurando seu acesso no longo prazo.
  • Subcomitê de Memória: voltado a preservar e divulgar a história e a cultura do Judiciário.
  • Subcomitê de Capacitação: promove treinamento e qualificação para garantir a correta aplicação das políticas de gestão e preservação documental.

Por que o PRONAME é importante?

O PRONAME vai além da gestão de documentos. Ele também valoriza a preservação da memória institucional, assegurando que o legado do Poder Judiciário seja reconhecido, compreendido e acessível para as próximas gerações.

Para saber mais, clique aqui para acessar a página oficial do PRONAME.