Página gerada em: 09/04/2026 07:51:49
A OAB Paraná realiza, nos dias 25 e 26 de abril, a primeira edição da FLAP – Festa Literária da Advocacia Paranaense, no Museu Oscar Niemeyer (MON). O evento é gratuito e aberto ao público.
A FLAP reunirá editoras, autores e leitores, tendo como proposta ir além do universo jurídico e se consolidar como um espaço literário plural.
Estão confirmadas as presenças de oito editoras e mais de vinte autores, entre eles: Sérgio Rodrigues, Mary Del Priori, Tati Bernardi, Alice Ruiz, Marcos Bruzzi, Caetano W. Galindo, Cristovão Tezza, Marilene Felinto, Luci Collin, Luís Henrique Pellanda, Carlos Machado, Estrela Leminski e Ana Suy. (Abaixo, confira a programação.)
No encerramento, o escritor e ator Gregorio Duvivier apresentará a peça de teatro “O limbo da língua”. A performance teatral é a única atividade que precisará de inscrição prévia. O link de inscrição será disponibilizado em breve no site da OAB-PR. Todos os eventos têm entrada gratuita.
Os convidados estarão nas conversas com leitores, sessões de autógrafos e demais atividades culturais da programação – rodas de leitura, números musicais, atividades artísticas para crianças e muito mais.
A programação vai ocupar diversos espaços do MON, incluindo o vão-livre.
O presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Pereira, destaca que serão dois dias para viver a literatura em sua forma mais pura, com espaço para diferentes gêneros, estilos e vozes.
A procuradora-geral da entidade, Marion Bach, que integra o comitê organizador do evento e realiza a curadoria da festa – ao lado do professor Guilherme Shibata, da UniCuritiba – explicou que, embora seja promovida pela OAB Paraná, a FLAP não é voltada apenas para o público da área do direito. “Vamos homenagear a cultura, a literatura e a música. É uma festa para todos, é uma festa para a cidade de Curitiba”, diz Bach.
Literatura, cidadania e solidariedade
A festa terá também um propósito social. Durante o evento, o público será convidado a doar livros novos ou usados (em bom estado) para o projeto OAB Cidadania, iniciativa da OAB Paraná que promove, entre outras ações, a doação de obras para bibliotecas de unidades prisionais.
Os livros arrecadados são destinados a programas de remição de pena pela leitura, que permitem a pessoas privadas de liberdade reduzir parte da pena mediante a leitura e a elaboração de resenhas das obras. A iniciativa busca ampliar o acesso ao conhecimento e incentivar a educação e a reflexão crítica dentro do sistema prisional.
Confira a programação da Flap:
FLAP - Festa Literária do Paraná
Programação principal – 25 de abril (sábado)
10h: Cerimônia de abertura
10h30: Mulheres biografadas, uma conversa com Mary Del Priore. Mediação de Guilherme Shibata.
12h: Verão na névoa, uma conversa com Michel Laub sobre seu novo livro. Mediação de Pedro Guerra.
15h: Ah, é?, uma conversa sobre Dalton Trevisan, com Fabiana Faversani e Christian Schwartz. Mediação de Paulo Silas e Alice Lima.
16h: Orquestra Sinfônica do Paraná e programação paralela da FLAP.
18h: O que quer e o que pode esta língua?, com Caetano W. Galindo e Sérgio Rodrigues. Mediação de Cezar Tridapalli.
Programação principal – 26 de abril (domingo)
10h: A boba da corte, autoficção e outros assuntos, com Tati Bernardi. Mediação de Marion Bach.
11h30: Seremos dados, uma conversa sobre inteligência artificial com Marcus Bruzzo. Mediação de Juliano Breda.
12h30: Inventando a cidade, com Luiz Felipe Leprevost e Luís Henrique Pellanda. Mediação de Daniel Montoya.
14h: Literatura e psicanálise, com Ana Suy. Mediação de Paula Salomão e Fabio Dias.
15h: As mulheres de Marilene Felinto, uma conversa com a autora sobre sua obra. Mediação de Guilherme Shibata.
16h: Visita ao pai, uma conversa com Cristovão Tezza sobre seu novo livro. Mediação de Carlos Machado.
17h: Os labirintos da escrita, com Julie Fank e Luci Collin. Mediação de Fernanda Magalhães.
18h: O direito e o storytelling, com Ivan Mizanzuk. Mediação de Marion Bach.
19h: Encerramento com a performance teatral “O limbo da língua”, de Gregorio Duvivier.
Serviço
Festa Literária da Advocacia Paranaense (FLAP)
No sábado, 25 de abril, das 10h às 20h; e no domingo, 26 de abril, das 10h às 19h. Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico). Realização: OAB Paraná. Entrada gratuita.
Outras informações pelo telefone: (41) 99698-5056 (no setor de Comunicação da OAB).