TRT-PR recebe Selo Linguagem Simples por ações realizadas em 2025
O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região recebeu, na terça-feira (16), o Selo Linguagem Simples do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A certificação é um reconhecimento dos trabalhos realizados pelo tribunal ao longo de 2025.
No TRT-PR, um grupo de trabalho sob a coordenação da juíza Simone Galan de Figueiredo implementou o projeto Linguagem Simples, com ações conduzidas por diversos setores do tribunal. Entre essas ações, estão a simplificação da linguagem em contratos administrativos e a redação e a leitura de votos em linguagem acessível (parte de um projeto piloto realizado na 5ª Turma).
Outro destaque do projeto foi o programa de rádio “Justiça do Trabalho Simplifica”, vencedor do Prêmio Justiça do Trabalho de Comunicação Social, no início de dezembro. “O Selo Linguagem Simples simboliza o compromisso do TRT-9 com a acessibilidade e a transparência institucional”, diz a juíza Simone Galan de Figueiredo.
Além do TRT-PR, outros 46 órgãos do Poder Judiciário também receberam o Selo Linguagem Simples, criado pelo CNJ em 2024. Na solenidade de entrega, em Brasília, o TRT-PR foi representado pela servidora Alessandra Souza Garcia, integrante do Grupo de Trabalho do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples.
Texto: Ascom