Debate 'Tempo que Ensina, Justiça que Acolhe!' celebra Dia do Idoso
A Comissão para Promoção de Políticas Públicas Judiciais de Atenção às Pessoas Idosas do Tribunal Regional do Trabalho da 9 ª Região (TRT-PR) promove, no dia 17 de outubro, das 9h às 12h, o debate “Tempo que Ensina, Justiça que Acolhe!”, em alusão ao Dia Nacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro. A programação acontecerá no Plenário Pedro Ribeiro Tavares, na sede do Tribunal em Curitiba, na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528, e será transmitido pelo canal do TRT-PR no YouTube.
A programação contará com três painéis que abordarão os seguintes temas: “Direitos Humanos da Pessoa Idosa”, com a promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná (MP-PR), Mariana Dias Mariano; “Política de Cuidados para Pessoas Idosas”, com apresentação de Leandre Dal Ponte, secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná; e “Envelhecimento Bem Sucedido”, com o palestrante Humberto Alexandre Amadori, diretor científico da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Seção Paraná. Os painéis serão mediados pelas desembargadoras Neide Alves dos Santos e Ilse Marcelina Bernardi Lora, coordenadora e vice-coordenadora, respectivamente, da Comissão de Atenção às Pessoas Idosas.
Alinhada com as recomendações constantes na Resolução CNJ nº 520/2023, que dispõe sobre a Política Judiciária para Pessoas Idosas e suas interseccionalidades, a Comissão de Atenção às Pessoas Idosas do TRT-PR busca com a ação estabelecer um fórum institucional destinado à escuta qualificada, ao intercâmbio de experiências e à disseminação de práticas exemplares no atendimento à população idosa. O objetivo é promover ações informativas e estratégias voltadas ao incentivo de hábitos saudáveis que contribuam para a melhoria da qualidade de vida desse grupo etário.
Com carga horária de 3 horas/aula, a participação contará para fins de Ação Formativa e Adicional de Qualificação para magistrados(as) e servidoras(es) da Justiça do Trabalho do Paraná. Clique aqui para inscrever-se e participe do debate “Tempo que Ensina, Justiça que Acolhe!”. Para participantes externos, não há necessidade de inscrição.
Texto: Marcio Lopes / Ascom TRT-PR
Arte: Luciana Fontana / Ascom TRT-PR