Começam as aulas da 2ª turma do Projeto Dala Barba em Foz
Aulas do programa Dala Barba em Foz do Iguaçu acontecem na Escola
Municipal de Ensino Fundamental João Adão da Silva.
O Programa de Inclusão Digital e Cidadania Roberto Dala Barba de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, reiniciou as atividades no último dia 19 de setembro, com a aula inaugural ministrada pela juíza do Trabalho Fernanda Hilzendeger Marcon, diretora do Fórum Trabalhista de Foz. Esta é a segunda turma do curso que é realizado anualmente e que tem como objetivo a capacitação básica em informática e o ensino de noções de Direito e Cidadania. Em Foz, o projeto Dala Barba é fruto de uma parceria institucional entre o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), o Município e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
O conteúdo do curso segue o mesmo modelo daquele que é realizado em Curitiba desde 2005 (clique aqui e saiba mais), com aulas sobre noções básicas de informática (Windows, internet, e-mail, Word e prática de digitação) e ergonomia. Quanto aos temas relativos à construção da cidadania, serão abordados assuntos como a acessibilidade, Direitos Humanos, inclusão, direitos e deveres da criança e do adolescente, erradicação do trabalho escravo e do trabalho infantil, prevenção às drogas e violência urbana, trabalho decente e trabalho seguro, o que é a Justiça do Trabalho, entre outros.
A turma deste ano é composta por 32 crianças entre 9 e 11 anos, todos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Adão da Silva, em Foz do Iguaçu. Eles assistiram a aula inaugural, que foi ministrada pela juíza Fernanda. Na ocasião os alunos foram introduzidos aos temas que serão tratados nas aulas e falaram sobre suas expectativas. Além da magistrada, a primeira aula também teve a participação do coordenador do projeto, o servidor do TRT-PR Luciano Marcelo Cardoso, da professora da Unioeste Luciane Klein, e do diretor da Escola João Adão da Silva, o professor José Luiz da Silva Acosta.
Luciano Marcelo Cardoso é diretor da 2ª Vara do Trabalho e coordenador do Projeto Dala Barba de Foz do Iguaçu. Ele conta que os conteúdos de informática e pedagogia ficarão a cargo da Unioeste, sob coordenação da professora Joceli de Fatima Arruda Sousa e que também haverá a contribuição da professora Luciane Klein e dos acadêmicos daquela instituição. “As noções de direito e cidadania, além do acompanhamento da Unioeste, serão chanceladas pela Direção do Fórum de Foz do Iguaçu com participação voluntária de operadores do direito convidados, a exemplo de servidores, advogados, juízes e procuradores do trabalho", afirmou.
Texto: Pedro Macambira Filho / Ascom TR-PR