Exposição histórica celebra aniversário de 49 anos do TRT-PR e prepara Jubileu de Ouro
Nesta quarta-feira, dia 17 de setembro, data em que o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) completou 49 anos, foi aberta na Sala de Exposições do Centro de Memória, na sede da instituiição em Curitiba, e no Fórum Trabalhista de Maringá, uma mostra em celebração à história da Justiça do Trabalho no estado. A exposição se estenderá até maio de 2026. Esse período prolongado marca o início oficial da "Contagem Regressiva para os 50 Anos", servindo como um preâmbulo para as celebrações do Jubileu de Ouro do Tribunal.
A solenidade de abertura da exposição na capital aconteceu no Foyer do Plenário Pedro Ribeiro Tavares, com participações do presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff, e do coordenador de Documentação e Memória, desembargador Edmilson Antonio de Lima. A programação de abertura também contou com uma apresentação cultural do Coral do Tribunal e com uma palestra proferia pelo educador patrimonial Rogério Bealpino.
A mostra reunirá peças do acervo histórico e patrimonial da Divisão de Memória, Estudos e Pesquisa do TRT-PR composto por móveis, objetos, documentos administrativos e autos judiciais, além de um vasto arquivo fotográfico que retrata momentos-chave e figuras importantes da trajetória do tribunal. O horário de visitação será de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h em Curitiba e em Maringá.
O aniversário será celebrado ainda com a entrega da medalha da Ordem do Mérito Judiciário das Araucárias no dia 19 de setembro, a partir das 14h (clique aqui para saber mais).
A solenidade de abertura da exposição em Curitiba foi realizada pelo
presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff.
O educador patrimonial Rogério Bealpino falou da aspectos históricos
do entorno do prédio-sede do TRT-PR, no Centro de Curitiba.
A solenidade foi encerrada com uma apresentação do Coral do Tribunal.
Texto: Marcio Lopes / Ascom TRT-PR
Arte: Emanoelly Maidell de Souza, com supervisão de Joel Gogola
Fotografias: Jason Silva / Ascom TRT-PR