Documentário relembra história e Presidência do desembargador Altino Pedrozo dos Santos
O enfrentamento das resistências para a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na Justiça do Trabalho do Paraná é um dos marcos da gestão do desembargador Altino Pedrozo dos Santos na Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), entre 2014 e 2015. E esse é um dos temas tratados no capítulo VII da série documental ‘A História do Nona’, que trata da história profissional e da Presidência do desembargador Altino. O lançamento do filme neste mês de setembro integra as comemorações de 49 anos do TRT-PR (leia mais aqui, clique para acessar).
O documentário explica - a partir de entrevistas de servidores(as) e magistrados(as) ao ‘Projeto Memória’ - como o desembargador equilibrou a pressão para o atendimento de uma demanda nacional para padronizar o PJe como sistema de tramitação de processos trabalhistas, inclusive com ameaças de bloqueio orçamentário, e o apego da comunidade jurídica ao sistema desenvolvido dentro do Tribunal com a mesma finalidade: o Suap. Além da força de trabalho interna preferir o sistema local, os advogados e advogadas também tinham apego e estavam acostumados a usar o Suap.
A série ‘A História do Nona’ é produzida pela Assessoria de Comunicação (Ascom) do TRT-PR com base em depoimentos de servidoras(es), personalidades jurídicas trabalhistas, juízas(es) e desembargadoras(es). As entrevistas foram realizadas nos últimos quinze anos e foram editadas para contar detalhes da criação e estruturação da Justiça do Trabalho no Paraná.
O primeiro capítulo trata das origens da Justiça Trabalhista no Paraná, ainda na esfera administrativa. E o segundo, aborda os movimentos políticos para viabilizar a criação do TRT-PR. O terceiro conta sobre a primeira composição do TRT-PR na década de 70 e foi lançado no aniversário de 48 anos do Tribunal. O quarto trata do Pioneirismo Digital de magistrados(as) e servidores(as) do TRT-PR. Já o quinto fala da influência da encíclica papal ‘Rerum Novarum’ para o Direito do Trabalho. E o sexto aborda a constitucionalização do Direito do Trabalho.
Os documentários estão disponíveis no canal do TRT-PR no Youtube, com acessibilidade.
Assista os documentários abaixo:
CAPÍTULO I - As Origens – lançado MAI23
CAPÍTULO II - A Criação do Tribunal – lançado SET23
https://www.youtube.com/watch?v=176mKDYdFzQ
CAPÍTULO III – A Primeira Composição – lançado SET24
CAPÍTULO IV – Pioneirismo Digital – lançado DEZ24
CAPÍTULO V – Rerum Novarum, a encíclica que inspirou a CLT – lançado em MAR25
CAPÍTULO VI – A Constitucionalização do Direito do Trabalho - lançado em MAI25
Texto: HC / Ascom TRT-PR