Colegiados debatem `Mudanças Climáticas, Diversidade e Vulnerabilidades' no dia 12
As vulnerabilidades pessoais e coletivas - causadas por estruturas econômicas, sociais, culturais ou pelo aquecimento global e suas consequências - são os temas principais de debate no evento 'Mudanças Climáticas, Diversidade e Vulnerabilidades', que acontece no próximo dia 12 de setembro no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR). Entre os palestrantes, está o professor Sergio Margulis, matemático e economista com experiência de 22 anos no Banco Mundial com projetos ambientais; e a juíza federal Luciana Ortiz, integrante do Comitê Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades (PopRuaJud).
A abertura será às 9h do dia 12 com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Célio Horst Waldraff. Na sequência, o professor Sérgio Margulis fala sobre `Mudanças do Clima e Impactos no Brasil'. Ao longo do dia, outras palestras discutem o tema do evento, que acontecerá no plenário Pedro Ribeiro Tavares, no edifício sede do TRT-PR, localizado na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528. À tarde, servidoras e servidores do Tribunal trocam informações sobre boas práticas de sustentabilidade aplicadas à realidade do Judiciário. Veja a programação completa abaixo.
A iniciativa do evento é resultado da união de forças de três grupos internos do TRT-PR: Comitê de Patrimônio, Logística e Sustentabilidade, Comitê Gestor Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade e do Subcomitê Regional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua - PopRuaJud.
Inscrições e transmissão
O evento é aberto ao público e quem tiver interesse em participar deve se inscrever pelo e-mail eventos@trt9.jus.br. Serão emitidos certificados. Os(as) magistrados(as) e servidores(as) devem se inscrever via Escola Judicial, no site da instituição (clique aqui para acessar o link direto). A participação contará para o cômputo de horas para fins de Adicional de Qualificação (AQ) e de Atividade Formativa.
O canal do TRT-PR no Youtube fará a transmissão ao vivo do evento para quem tem interesse de acompanhar em outras cidades, com intérprete de Libras para oferecer acessibilidade às pessoas surdas.
Colegiados temáticos
Os colegiados temáticos do TRT-PR foram estruturados de acordo com a Resolução nº 325/2022 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que institui a Política de Governança dos Colegiados Temáticos da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus e do próprio CSJT. A resolução define colegiado temático como ¿agrupamento de pessoas, com papéis interdependentes, instituído por ato normativo, sob a forma de comitê, subcomitê, comissão ou grupo de trabalho, para propor diretrizes, estratégias e ações de governança e/ou gestão relativas a temas gerais ou específicos, ou para realizar atividades orientadas por resultados.
Clique aqui e conheça os colegiados temáticos do TRT-PR.
Programação MUDANÇAS CLIMÁTICAS, DIVERSIDADE E VULNERABILIDADES
MANHÃ
9h - abertura com a presença do presidente, desembargador Célio Horst Waldraff
9h30min/10h30min - Palestra Mudanças do Clima e Impactos no Brasil - Prof. Sérgio Margulis
11h/11h30min – Boas Práticas do CPLS por Abraham Bastos
11h30min/12h - Espaço aberto para Multiplicadores apresentarem boas práticas
12h - Intervalo para almoço
(Multiplicadores e participantes estão convidados para almoço por adesão)
TARDE
14h/15h – Palestra Política Nacional Judicial de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades – Dra. Luciana Ortiz
15h15min/15h30min - Boas Práticas PopRuaJud por Alessandra Garcia
15h30min/16h30min – Palestra Efeitos das alterações climáticas às populações socioeconomicamente vulneráveis - Dra. Ana Maria Rufino Gillies
16h45min/17h - Boas Práticas em Equidade e Diversidade por Jandair Neubauer
17h – Confraternização de encerramento
*Texto editado às 17h40 do dia 4 de setembro para incluir na programação a palestra palestra 'Efeitos das alterações climáticas às populações socioeconomicamente vulneráveis'.
Texto: Marcio Lopes / Ascom TRT-PR
Arte: Luciana Fontana / Ascom TRT-PR