Mostra "Os Trabalhadores do Café e a Justiça do Trabalho" segue em Londrina até o fim do mês
O Fórum Trabalhista de Londrina é palco, até o fim do mês de agosto, da exposição "Os Trabalhadores do Café e a Justiça do Trabalho". A mostra foi organizada pela Seção de Arquivo, Gestão Documental e Memória de Londrina e aborda a importância histórica da cultura do café para a cidade. A exposição reúne fotografias de Armínio Kaiser, que foi engenheiro agrônomo do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC).
Kaiser registrou, por mais de 30 anos, o cotidiano das famílias e trabalhadores que laboravam na produção do café na região de Londrina. As imagens fazem parte do acervo do Museu Histórico de Londrina. Também serão expostos objetos utilizados na cultura do café, livros e documentos do acervo da Seção de Arquivos da Justiça do Trabalho de Londrina, que tratam das relações trabalhistas dos trabalhadores do café nas décadas de 60, 70 e 80.
Em suas origens, Londrina teve como fator básico de seu rápido progresso a economia cafeeira que a projetou no cenário nacional e internacional como a Capital Mundial do Café. A própria sede da Justiça do Trabalho na cidade está instalada onde um dia funcionou o IBC.
Texto: Marcio Lopes / Ascom TRT-PR