Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 17/08/2025 01:25:47

TRT-PR e Aerp assinam termo de cooperação para divulgar programas de rádio sobre dúvidas trabalhistas

Notícia publicada em 13/08/2025
Presidente da Aerp, Rodrigo Martinez, e presidente do TRT-PR,
desembargador Célio Horst Waldraff

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) e a Associação das Empresas de Radiodifusão do Paraná (Aerp) assinaram um termo de cooperação no último dia 6 para disponibilizar às 316 rádios associadas o conteúdo do projeto Linguagem Simples chamado Justiça do Trabalho Simplifica. O Tribunal grava e edita respostas de juízes e juízas do trabalho sobre dúvidas da legislação trabalhista em formato de pequenos programas de rádio como forma de democratizar o acesso à informação sobre legislação das relações de trabalho.

O projeto Linguagem Simples foi criado em 2024 no TRT-PR e é voltado para a utilização de técnicas de comunicação adotadas para transmitir informações de forma simples e objetiva. Deste modo, a Aerp entra como parceira ao oferecer o conteúdo para as emissoras associadas. A estimativa é que 81% da população paranaense ouve rádio e 99,7% assiste televisão, segundo o Ibope.

Clique aqui e conheça o projeto de Linguagem Simples do TRT-PR

O presidente da Aerp, Rodrigo Martinez, destacou que o rádio chega às mentes e aos corações pela função social que possui ao prestar informações claras e úteis. Ele citou como exemplo a mobilização para auxiliar as vítimas da tragédia climática recentes no Rio Grande do Sul e na Espanha, onde as pessoas se informavam principalmente pelo rádio. "Os órgãos públicos têm a obrigação de levar a transparência à população. São coisas que se unem. Então a gente faz um esforço muito grande para estar em conexão com os órgãos públicos, seja o Judiciário, seja o Legislativo e o Executivo, enfim, empresas parceiras do governo. É obrigação das instituições de comunicação divulgar os atos e os atos inerentes à população brasileira".

O presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff, contou que o rádio é um dos meios de comunicação que mais utiliza e destacou o poder da radiodifusão. "São os principais instrumentos de divulgação e de toda a narrativa que a Justiça tem em relação à vida das pessoas. É uma oportunidade extraordinária de, estritamente, aproximação com o povo, que é o grande destinatário do nosso trabalho." A coordenadora do projeto Linguagem Simples no TRT-PR e juíza auxiliar da Presidência, Simone Galan de Figueiredo, valorizou a importância do convênio. "Esse projeto diz respeito a um pacto nacional do Judiciário pela linguagem simples. Se a ideia é se aproximar da sociedade, eu acho que a linguagem oral é o melhor meio para isso, especialmente com essa proposta: simplificando a linguagem jurídica para maior acesso de todos", observou.

Texto: Pedro Macambira Filho / Ascom TRT-PR