Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 18/07/2024 14:09:37

Palestra no TRT-PR aborda os desafios da comunidade LGBT+ no mundo do trabalho

Notícia publicada em 19/06/2024

Arte com fundo geométrico abstrato colorido, com suaves tonalidades rosa, lilás, verde e branco. Na parte superior, sobre um retângulo branco, escrito em cor lilás: Comunidade LGBT+ no mundo do trabalho. Abaixo, do lado esquerdo da arte, as fotos dos debatedores Leandro Gorsdorf, Pesquisador e Professor da UFPR, um homem branco com cabelos castanhos curtos e barba  espessa castanha, com pelos grisalhos, olhos verdes, usando óculos com armação marrom e camisa azul escura; de Alexandre Serafim, Médico Psiquiatra, especialista  em sexualidade humana, um homem branco de cabelos pretos curtos, barba preta curta, olhos castanhos e camisa azul clara; bem como da intermediadora Ana Marcia Nogueira, Servidora do TRT9, uma mulher branca de cabelos castanhos lisos, na altura dos ombros, olhos castanhos e camisa branca. Do lado direito da arte, a foto da debatedora Karollyne Nascimento, Ouvidora-Geral da Defensoria Pública do Paraná, mulher trans de pele branca, cabelos lisos e compridos de cor dourada, olhos castanhos, usando brincos brancos com listras pretas e colar de miçangas pretas; bem como do intermediador José Vinicius de Sousa Rocha, Juiz do TRT9, um homem branco de cabelos pretos curtos e olhos azuis, usando camisa azul. Na parte inferior, escrito: 21/06, 14h às 16h, local Plenário Pedro Ribeiro Tavares (Al. Dr. Carlos de Carvalho, 528, Curitiba/PR). Assista também pelo canal do TRT-PR no YouTube. No canto inferior direito, as logomarcas do Comitê Gestor Regional de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade e do TRT-PR.

O Comitê Gestor Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), em parceria com a Escola Judicial, promove, no dia 21 de junho, entre 14h e 16h, a palestra “Comunidade LGBT+ no mundo do trabalho”. O debate acontecerá no plenário Pedro Ribeiro Tavares no edifício sede do Tribunal, localizado na Alameda Carlos de Carvalho, 528, em Curitiba-PR, com transmissão online pelo canal do TRT-PR no YouTube.

As(os) palestrantes convidados são o professor Leandro Gorsdorf, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Karollyne Nascimento, Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Paraná e o médico psiquiatra Alexandre Serafim

Professor adjunto da UFPR nas áreas de direitos humanos e de direitos culturais, com mestrado e doutorado em Direito pela universidade, Leandro Gorsdorf fará uma introdução sobre identidade LGBT e apresentará o grupo de estudos da UFPR sobre memória LGBT. A ouvidora geral da DPE-PR, Karollyne Nascimento, falará sobre os desafios das pessoas trans no mercado de trabalho. O tema da palestra, sob o ponto de vista da medicina, será abordado pelo psiquiatra Alexandre Serafim. Ele possui imersão em Sexualidade Humana e Comportamento Alimentar pelo Hospital de Santa Maria de Lisboa e aperfeiçoamento em Sexualidade Humana pela FMUSP, de São Paulo.

Atuarão como mediadores o juiz titular da Vara do Trabalho de Palmas, José Vinicius de Sousa Rocha e a servidora Ana Marcia Nogueira, diretora da 18ª Vara do Trabalho de Curitiba. José Vinícius e Ana Marcia foram eleitos por seus pares para comporem o Comitê, nos termos da Portaria da Presidência nº 60/2024. O magistrado é especialista em Direito Material e Processual do Trabalho e mestre em Direito Processual e Cidadania. A servidora possui graduação nas áreas das Ciências Exatas e em Direito e pós-graduação latu sensu em Direito e Processo do Trabalho.



Texto: Márcio Lopes / Ascom TRT-PR

Arte Luciana Fontana / Ascom TRT-PR