Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 18/07/2024 13:28:37

Fiep e TRT-PR assinam convênio para promover melhores condições de trabalho

Notícia publicada em 14/06/2024

O presidente do TRT-PR Célio Horst Waldraff e
o presidente da FIEP Edson José de Vasconcelos

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) assinaram um Termo de Cooperação para unir esforços em busca de promover melhores condições de trabalho no estado. A colaboração entre as duas organizações é fruto da aproximação institucional em busca de favorecer o desenvolvimento econômico e social da população do Paraná. O documento foi assinado no último dia 11 pelo desembargador Célio Horst Waldraff, presidente do TRT-PR, e pelo empresário Edson José de Vasconcelos, presidente da Fiep.

A partir da cooperação, o Tribunal e Federação das Indústrias irão realizar intercâmbio de informações e promover estudos em conjuntos e articular campanhas de esclarecimento voltadas às condições de trabalho no setor. O objetivo principal é prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais, erradicar o passivo trabalhista, estimular o entendimento das normas e leis trabalhistas do país e evitar as diferentes formas de assédio no ambiente de trabalho. 

“A criação de uma cultura de ‘compliance’ dentro das empresas - a conformidade com as leis - é um ganho extraordinário em termos, inclusive, de previsão de despesas. Agradecemos a receptividade da Fiep em prol da atuação em defesa do trabalho, do trabalhador e das empresas”, detalhou o presidente do TRT, desembargador Célio Waldraff. 

De acordo com Vasconcelos, uma série de ações conjuntas serão adotadas, como a troca de informações e estudos, inclusive com a participação em workshops e seminários, visando a adoção de boas práticas. “Foi plantada uma semente, apesar de que, há muitos anos, a Fiep trabalha em harmonia com os tribunais. Não há dinheiro que pague a saúde dos nossos trabalhadores. A prevenção, a conscientização e o trabalho conjunto no ambiente de trabalho fazem parte dos objetivos da Fiep. Por isso, muita coisa será feita com o TRT e ambas as entidades terão muitos benefícios”.

 

Fiep e TRT 

A Fiep no Paraná representa 72 mil estabelecimentos industriais e cerca de 977 mil trabalhadores entre empregados e prestadores de serviços. A organização reúne centenas de sindicatos patronais e atua em parceria com instituições como o Sesi, Senai e IEL. Na área industrial, o estado possui o quarto maior pólo do Brasil, responsável por cerca de 28% do PIB do estado. 

O TRT-PR é um órgão do Poder Judiciário com jurisdição no Paraná para julgar processos decorrentes de relações de trabalho, com objetivo de promover a paz social e o fortalecimento da cidadania. Em 2023, foram movimentados cerca de R$ 3,3 bilhões em garantia de direitos em razão de ações trabalhistas julgadas em 97 Varas do Trabalho, 13 Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas e no próprio Tribunal, órgão julgador em segunda instância.