Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 20/06/2024 22:05:15

Metalúrgicos têm nova audiência de dissídio no dia 15

Notícia publicada em 14/05/2024

A audiência de dissídio coletivo de greve realizada na sexta-feira, 10 de maio, envolvendo os metalúrgicos e as empresas Renault e Horse resultou em propostas de conciliação, mas ainda sem solução. O conflito refere-se, principalmente, ao valor da Participação nos Lucros Reais (PLR) e a melhorias nas condições de trabalho. Nova audiência foi marcada para o dia 15 de maio (quarta-feira), às 14h, ocasião em que as empresas deverão dar uma resposta às demandas dos trabalhadores.

Até a realização da próxima audiência, o sindicato deverá apresentar, de maneira objetiva, a sua proposta para a data-base (1º de setembro”). E após a sessão de quarta-feira, o sindicato se comprometeu a levar a proposta para a assembleia, com o objetivo de encerrar a greve, que ocorre desde o dia 7 de maio. A sessão foi conduzida pelo vice-presidente do Tribuna Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), desembargador Marco Antônio Vianna Mansur.

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba reivindica sobre a PLR: R$ 18.000,00 de antecipação; R$ 30.000,00 final para uma produção até 201 mil carros, com aumento proporcional a eventual aumento da produção. Com relação à empresa Horse, o indicador de produção seria até 253 mil motores. Ultrapassada, haveria aumento proporcional.

Os trabalhadores pedem ainda o retorno do empregado “absenteísta”, que substitui o posto de um funcionário, na linha contínua de produção, que falte ao trabalho ou que necessite ir ao banheiro. A ausência do “absenteísta” estaria acarretando grande volume de trabalho e prejudicando o ambiente laboral, alega o sindicato.

 

Texto: Gilberton Bonk Junior / Ascom TRT-PR