Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 29/02/2024 16:36:30

TRT-PR melhora 7 pontos porcentuais no Prêmio CNJ de Qualidade

Notícia publicada em 09/02/2024
Fotografia mostra o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, discursando em primeiro plano em frente a um púlpito de acrílico com microfone. Ele veste terno escuro com gravata vermelha. Ao lado dele, uma mesa de autoridade e a fundo bannner do evento com a frase 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Salvador-BA

A atuação do TRT-PR em 2023 melhorou 7 pontos percentuais em relação ao ano anterior, no Prêmio CNJ de Qualidade, conferido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Tribunal cumpriu 81,4% das metas estabelecidas em 83 itens de controle agrupados em quatro eixos. Em 2022, este índice foi de 74,26%. Os dados foram divulgados no 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Salvador-BA, em dezembro do ano passado.

O Prêmio CNJ de Qualidade avalia todos os tribunais que compõem o Poder Judiciário brasileiro, exceto o Superior Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A mensuração do desempenho se dá por meio de quatro eixos, subdivididos em 83 itens de controle: Dados e Tecnologia, Produtividade, Governança e Transparência.

Ao longo dos anos, as avaliações de desempenho do TRT-PR são marcadas pela constante evolução. Em 2023, o avanço do TRT-PR no desempenho contribuiu para a melhora geral da Justiça do Trabalho nos critérios do CNJ, o que faz deste ramo do Poder Judiciário como um dos mais eficazes na promoção da paz social no Brasil.

Dos quatro eixos, o maior crescimento aconteceu no eixo “Dados e Tecnologia”, no qual o Tribunal alcançou 92% da pontuação máxima (em 2022 foi 76%). Outro eixo em que o TRT-PR melhorou foi “Governança”, com 81% dos pontos atingidos (70,85% em 2022). Os demais eixos se mantiveram no mesmo patamar.

Para o presidente do TRT do Paraná, desembargador Célio Horst Waldraff, mais importante do que a comparação entre tribunais é a avaliação de desempenho como forma de orientar a melhora na qualidade dos serviços prestados. “Recebemos com muita satisfação o Prêmio CNJ de Qualidade. Entretanto, na Justiça como na vida, nem tudo pode ser mensurado. As metas são uma ferramenta para orientar o cumprimento do nosso dever e a evolução mostra o empenho de servidores e magistrados para o atendimento à nossa finalidade última, que é a pacificação do sistema de produção”, declarou.

O TRT do Paraná esteve entre os vencedores na Categoria Prata (veja aqui a relação dos premiados).