Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 29/02/2024 15:42:29

Conforto e sustentabilidade são as marcas das novas instalações do Fórum de Colombo

Notícia publicada em 14/12/2023
Servidores da Justiça do Trabalho junto com o Diretor do Fórum Trabalhista de
Colombo, juiz Marcos Eliseu Ortega (de gravata azul à direita da imagem).

As novas instalações do Fórum Trabalhista de Colombo foram inauguradas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) em solenidade realizada no dia 28 de novembro. A obra trouxe um melhor aproveitamento do espaço, onde funcionam as duas varas do trabalho da cidade. O local passa a oferecer mais segurança e conforto para a população de sete municípios atendidos, além de juízes, servidores e advogados. O projeto arquitetônico foi planejado para o espaço ser funcional e sustentável. Desenvolvida pela Secretaria de Engenharia e Arquitetura, a obra está de acordo com o Guia de Sustentabilidade do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Assim como em outros prédios do TRT-PR, o Fórum de Colombo revitalizado possui ar-condicionado com o sistema inverter, que otimiza o aproveitamento da energia elétrica. Outro exemplo é o sistema hidráulico, projetado para reduzir o consumo de água. Em relação à acessibilidade, a obra foi pensada também para atender necessidades específicas de pessoas com deficiência, com a utilização de rampas e textos em braile, por exemplo. 

Desembargadora Ana Carolina Zaina, então presidenta do TRT-PR, durante
a inaguração das novas instalações do Fórum Trabalhista de Colombo.

Ao inaugurar a obra, a desembargadora Ana Carolina Zaina, que presidiu o TRT do Paraná até o dia 1º de dezembro, destacou a formação do município de Colombo. Ela lembrou que, com a decadência da cultura do algodão e com a crise do café na década de 1970, aquele município recebeu uma grande leva populacional formada, principalmente, por famílias de trabalhadores vindos do interior do Paraná. “Muitas dessas milhares de famílias vieram para Guaraituba, para a Vila Guarani, Rio Verde, São Gabriel e, mais para a década de 90, para a Vila Zumbi e outros assentamentos. Quantas dessas famílias eram de trabalhadores? Possivelmente, cem por cento. Elas fizeram de Colombo, um núcleo agrícola, o destacamento de força de trabalho que movimentaria as fábricas da Cidade Industrial de Curitiba”, afirmou.

O Fórum de Colombo foi instalado oficialmente no dia 26 de novembro de 2012, quando foi inaugurada a 2ª Vara do Trabalho (a 1º VT foi instalada em 1996). Atualmente, as duas varas do Fórum de Colombo atendem cerca de 470 mil pessoas. A jurisdição é formada pelos municípios de Colombo, Campo Magro, Cerro Azul, Almirante Tamandaré, Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Doutor Ulysses.

Por ser um município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a economia de Colombo transita entre as atividades do setor primário até o complexo setor de serviços, passando por indústrias instaladas na região.