Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 29/02/2024 14:35:52

Desembargador Célio Horst Waldraff toma posse como presidente do TRT-PR

Notícia publicada em 11/12/2023
O desembargador Célio Horst Waldraff comandará o TRT-PR no biênio 2023-2025.

O desembargador Célio Horst Waldraff assumiu a presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) na noite de sexta-feira, 1º de dezembro. O magistrado é o 25º dirigente a liderar a Justiça Trabalhista no estado. Natural de União da Vitória (PR), o desembargador atua na magistratura há 33 anos e comandará o Tribunal no biênio 2023-2025. Doutor e Pós-Doutor em Direito, o magistrado é ainda professor de Direito Processual do Trabalho da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A solenidade de transmissão de cargo ocorreu em sessão do Tribunal Pleno no Plenário Pedro Ribeiro Tavares, na sede do TRT-PR em Curitiba. Foram empossados também o vice-presidente, desembargador Marco Antônio Vianna Mansur, e o corregedor regional, desembargador Benedito Xavier da Silva. Na Ouvidoria, tomaram posse o novo ouvidor, desembargador Arnor Lima Neto, o vice-ouvidor, desembargador Edmilson Antonio de Lima, e a ouvidora da mulher, desembargadora Thereza Cristina Gosdal.

 

O vice-presidente, desembargador Marco Antônio Vianna Mansur, assina o Termo
de Posse na solenidade realizada em 1º de dezembro.

O corregedor regional, desembargador Benedito Xavier da Silva, assina o Termo 
de Posse.

No discurso, o novo presidente do Tribunal exaltou a função do trabalho na sociedade. “Por amor, protegemos todos aqueles que vivem do trabalho, não apenas os trabalhadores e empregados, mas também os empregadores se as boas empresas, que geram empregos e riquezas. Apenas devemos ser contra o capital parasitário, de empresas que não cumprem a lei, exploram as pessoas e visam o lucro a qualquer custo.”

O desembargador Célio Horst Waldraff destacou o papel crucial da Justiça Trabalhista na mediação das relações produtivas com os desafios apresentados neste século XXI. “Os juízes do Trabalho podem afirmar para a sociedade que conhecem como ninguém as características modernas do mundo trabalho, fortemente influenciadas pelas novidades tecnológicas. Essas inovações são poderosas e óbvias, mas não servem de pretexto para exageros, desnaturando toda da Ordem Constitucional, que também rege essas relações sociais. Os juízes do trabalho devem comunicar à sociedade que varrer os problemas sociais para baixo do tapete não vai resolver as crises, pelo contrário, vai agravá-las.

Novo presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff,
assina o Termo de Posse.

A solenidade de transmissão de cargo ocorreu em sessão do Tribunal Pleno
 no Plenário Pedro Ribeiro Tavares, na sede do TRT-PR.

Foi dado posse ainda na solenidade à direção da Escola Judicial do TRT-PR. A desembargadora Ana Carolina Zaina, que deixou o cargo de presidenta do Tribunal, assumiu a função de diretora, tendo como vice-diretor o desembargador Eliázer Antonio Medeiros. Os desembargadores Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu e Eduardo Milléo Baracat serão conselheiros da Escola Judicial.

Desembargadora Ana Carolina Zaina, nova diretora da Escola Judicial, transmitiu o
cargo de presidente do TRT-PR ao desembargador Célio Horst Waldraff.

Os ministros Indalécio Gomes Neto e Fernando Eizo Ono, a desembargadora Adriana Nucci Paes Cruz, o desembargador Lauremi Camaroski, as desembargadoras Wanda Santi Cardoso da Silva e Rosalie Michaele Bacila Batista e o desembargador Ney José de Freitas, presidentes da História do TRT-PR, prestigiaram a solenidade.

Também compareceram ao evento os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Breno Medeiros e Amaury Rodrigues Pinto Junior; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sérgio Kukina; os desembargadores aposentados do TRT-PR Adayde Cecone, Dirceu Pinto Junior, Ubirajara Carlos Mendes, Márcia Domingues e Márcio Gapski.

Outras autoridades presentes incluíram a primeira vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargadora Joeci Machado Camargo; o procurador-geral do trabalho, José de Lima Ramos Pereira; o procurador-chefe da Procuradoria do Trabalho da 9ª Região, Alberto Emiliano de Oliveira Neto; o desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) Luiz Antônio Bonat; o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região, juiz Felipe Augusto de Magalhães Calvet; e a presidenta da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná (OAB-PR), Marilena Indira Winter.