Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 26/04/2024 10:57:58

TRT-PR apresenta mostra 'Identidade e Memória da Justiça do Trabalho'

Notícia publicada em 19/05/2023
A mostra conta com documentos físicos e digitalizados, que testemunham a trajetória do trabalho no Brasil.

No mês em que se comemoram os 80 anos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) inaugura a exposição “Identidade e Memória da Justiça do Trabalho”. A mostra está no Centro de Memória do Tribunal, localizado na sede da Instituição, à Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 528, em Curitiba.

A mostra apresenta documentos, físicos e digitalizados, que testemunham a trajetória do trabalho no Brasil. O visitante tem acesso a informações e documentos originais ou reconstituídos sobre o histórico do combate à escravidão e ao trabalho análogo à escravidão, os mais marcantes movimentos grevistas, o primeiro dissídio coletivo no Paraná, a instituição de mecanismos - leis, decretos, fiscalização - para assegurar a dignidade dos empregados, a criação da CLT, a 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Curitiba e a instalação do TRT da 9ª Região.

Ainda na mostra, está exposto um dos mais antigos processos trabalhistas julgados pela 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Curitiba. A sentença, proferida pelo juiz Jorge Ribeiro em maio de 1941, deferiu horas extras a um pedreiro.  

Para enriquecer a experiência, o Centro de Memória disponibiliza em tela 'touch screen' uma gama de informações sobre a história da Justiça do Trabalho, organizadas de forma cronológica. Cada tópico possui um QR Code que dá acesso a mais detalhes sobre o tema. 

Você pode conferir a Linha do Tempo da exposição neste link e conhecer Curiosidades sobre a história neste link.

A exposição “Identidade e Memória da Justiça do Trabalho” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. A mostra segue até setembro.

Dia da Memória do Poder Judiciário

A abertura da exposição “Identidade e Memória da Justiça do Trabalho” ocorre no mesmo mês do “Dia da Memória do Poder Judiciário", celebrado em 10 de maio.

Instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a comemoração visa homenagear e preservar a memória do Poder Judiciário, a fim de consolidar sua identidade perante a sociedade e evidenciá-lo como um dos pilares do Estado democrático de Direito.

A data diz respeito ao Alvará Régio de 10 de Maio de 1808, que promoveu a Relação do Rio de Janeiro à condição de Casa de Suplicação do Brasil, precursora do Supremo Tribunal Federal (STF), então composta por 23 juízes, divididos em duas turmas: uma para apelações criminais e outra para apelações civis.

A mostra pode ser visitada no Centro de Memória, localizado à Al. Doutor Carlos de Carvalho, 528, em Curitiba.

A exposição “Identidade e Memória da Justiça do Trabalho” pode ser conferida até setembro.

O visitante tem acesso a informações e documentos originais ou reconstituídos sobre o combate à escravidão.

Para transparência

Texto: Gilberto Bonk Jr
Gilberto Bonk Jr - Ascom TRT-PR

Fotos: Julia Cunha de Oliveira
ascom@trt9.jus.br