Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 23/04/2024 07:47:55

TRT-PR promoverá jornada de atividades para celebrar a Semana Internacional da Mulher

Notícia publicada em 10/03/2023

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) promoverá uma jornada de atividades de reflexão e celebração do universo feminino, no dia 10 de março. O encontro “Mulheres em Pauta” ocorrerá na sede do Tribunal, em Curitiba, e terá, entre outros destaques, a inauguração da Ouvidoria da Mulher no TRT e a abertura da exposição “Memória Institucional sobre Mulheres no Judiciário”.

A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Morgana de Almeida Richa fará um pronunciamento e divulgará o livro “Mulheres na Justiça do Trabalho: 80 anos em Perspectiva”, lançado pelo TST.

A programação terá, ainda, a participação da presidente do TRT-PR, desembargadora Ana Carolina Zaina, da ouvidora da Ouvidoria Nacional da Mulher do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargadora Tânia Regina da Silva Reckziegel, e da ouvidora do TRT-PR, desembargadora Neide Alves dos Santos. As duas ouvidoras inaugurarão a Ouvidoria da Mulher no TRT-PR.

“Mulheres em Pauta” contará também com a participação da advogada Gisele Alessandra Szmidt, primeira advogada transgênero a fazer uma sustentação perante o Supremo Tribunal Federal (STF). Gisele Alessandra, que é presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero (CDSG) da OAB/PR, falará sobre sua trajetória, trará conceitos para entendimento da existência LGBT e explicará o que foi a Ação Direta de Inconstitucionalidade 4.275 (ADI 4275), que a levou à sustentação oral no STF.

A mostra “Memória Institucional sobre Mulheres no Judiciário” reunirá processos de valor histórico envolvendo mulheres, documentos, informes, livros, matérias jornalísticas e fotos acerca da trajetória da mulher no TRT-PR e no Judiciário em geral, com destaque para as pioneiras (magistradas, promotoras, procuradoras, advogadas, servidoras, terceirizadas e estagiárias), entre outros materiais. A exposição se dará no Centro de Memória do TRT-PR, localizado na sede do Tribunal.

Apresentação cultural

Duas apresentações musicais completarão a programação, com a “Orquestra Ladies Ensemble”, composta apenas por mulheres, que abrirá os trabalhos, pela manhã, e o Coral do TRT-PR, que encerrará o evento à tarde,

A sede do TRT-PR localiza-se à Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 528, no centro de Curitiba.