Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 12:07:27

Começou o Congresso de Direito, Inteligência Artificial e Blockchain

Notícia publicada em 26/08/2022

CHAMADA DE ARTIGOS

HOTSITE DO CONGRESSO

INSCRIÇÕES: eventos@trt9.jus.br

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Juristas brasileiros e estrangeiros que se dedicam ao estudo da inteligência artificial aplicada ao universo do Direito apresentarão o estado-da-arte nessa área, no “I Congresso Ibero-Americano de Direito, Inteligência Artificial e Blockchain”, em Curitiba, nos dias 25 e 26 de agosto, no Plenário Pedro Ribeiro Tavares, sede do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, à Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528. O evento jurídico está com inscrições abertas ao público.

O Congresso apresentará quatro temas centrais: “Transformações Tecnológicas no Processo Judicial na Ibero-América”, “Direito e Inteligência Artificial”, “Direito e Blockchain” e “Educação, Direito e Tecnologia”.

Estão confirmadas as participações do professor Juan Corvalán, Co-Diretor do Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA), e da professora de Direito e Inteligência Artificial Cecilia Celeste Danesi, da mesma universidade.

A Professora de Direito Processual da Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha, Raquel Castillejo Manzanares, também proferirá palestra.

Juntam-se aos especialistas estrangeiros os Desembargadores Sérgio Murilo Rodrigues Lemos (TRT-PR) e Wilson Benevides (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) e o Juiz aposentado Sebastião Tavares (TRT-SC).

O Congresso contará, ainda, com o juiz Bráulio Gabriel Gusmão, do TRT-PR, e dois Professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): a Professora Titular de Filosofia do Direito, Mariah Brochado, e o Professor Adjunto Roberto Novaes, especialista em Sistemas de Informação, entre outros temas.

A participação acadêmica prossegue com Oksandro Gonçalves, professor do Programa de Pós-Gradução em Direito da PUC-PR, e o Professor Titular do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Meridional (IMED), de Passo Fundo (RS), Sebastião Tavares, além do Professor Adjunto da Universidade Católica de Minas Gerais, Edgar Jacobs. O jurista também atua como Professor de Direito da sede brasileira da Skema Business School, em Minas Gerais.

A coordenação científica é do desembargador aposentado do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais José Eduardo de Resende Chaves Júnior, presidente da União Ibero-Americana de Juízes.

O Congresso é uma realização conjunta do TRT-PR, Instituto Direito e Inteligência artificial (IDEIA), União Ibero-Americana de Juízes (UIJ), Associação dos Magistrados Trabalhistas da Nona Região (AMATRA IX) e da Escola Judicial do TRT-PR.

Inscrições
Não há custos para as inscrições,
que podem ser feitas pelo e-mail eventos@trt9.jus.br.