Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 01:08:13

Governança de pessoas no TRT-PR obtém a terceira maior pontuação entre os tribunais do trabalho

Notícia publicada em 18/11/2021

O TRT-PR é o terceiro dos 24 Regionais trabalhistas com maior capacidade em gestão de pessoas, obtendo 76% de aproveitamento. Os dados estão no relatório iGovPessoas (Índice de Governança de Pessoas), divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O material indica o aprimoramento intenso da governança de pessoas no Regional paranaense nos últimos anos. No levantamento anterior, realizado em 2018, o TRT-PR ficou na 23ª posição, com um índice de 24%.  

O salto no ranking é resultado de ampla discussão multidisciplinar no âmbito da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segespe), que permitiu a extração mais apurada dos dados para as respostas aos itens de controle do TCU, explica a diretora da unidade, Maria Rosicler Cretella. Ela destaca o apoio da Presidência do Tribunal, que encampou o levantamento das informações como um projeto, buscando mudanças.

Também foi fundamental a integração da equipe, “a dedicação, o esforço e o trabalho colaborativo, como as orientações vindas da área de gestão estratégica e estatística do Tribunal”, diz a servidora.

A melhoria no índice aconteceu em meio aos impactos causados pela pandemia de covid-19. “Foi um desafio que demandou grande atuação da Segespe”, diz Maria Rosicler. Além de propiciar atendimento psicológico a magistrados e servidores, o Tribunal realizou os ajustes necessários para a adaptação ao novo contexto, que demandou a realização dos serviços predominantemente por meio remoto, buscando sempre a eficiência no quadro de pessoal.

O desafio foi ainda maior porque a Segespe sofreu nos últimos anos uma retração na força de trabalho, exigindo muito esforço da equipe. Segundo o relatório do Justiça em Números do CNJ, o TRT-PR é o Regional trabalhista com o menor percentual de servidores atuando na área administrativa: apenas 10% de seu quadro.

Informações sobre o Resultado do Levantamento de Governança
A página com os dados do Levantamento em toda a Administração Pública Federal está disponível na página do TCU (aqui).

TRT da 9ª Região (PR)
Assessoria de Comunicação
Texto: Gilberto Bonk Jr.
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br