Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 23/04/2024 20:10:24

TRT-PR é o tribunal trabalhista com as melhores práticas de TI do país

Notícia publicada em 08/12/2021

No Levantamento de Governança 2021, feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o TRT-PR ficou em 1º lugar no item que diz respeito à Tecnologia da Informação, o iGovTI, dentre os 24 tribunais regionais do trabalho (TRTs). Na pesquisa anterior, o regional paranaense tinha ficado na 21ª posição.

O aprimoramento ocorreu num período particularmente difícil, quando a pandemia obrigou muitos a trabalhar de casa.

A distância e o isolamento criaram um problema: para seguir trabalhando, os tribunais precisavam de soluções tecnológicas.

Para Eduardo Rocha, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), “pragmatismo” foi um elemento-chave para lidar com os problemas. Foi o pragmatismo que permitiu encarar as dificuldades de maneira objetiva. Nessa abordagem, era uma questão de identificar o problema, a solução e o caminho para ir de um até o outro. “E trabalhar duro para seguir esse caminho”, diz Rocha.

A adoção já em andamento de práticas de governança e gestão contribuiu significativamente neste processo. A execução de um projeto estratégico com apoio institucional, com a colaboração de vários servidores e magistrados, permitiu aprimorar ainda mais os processos e o desempenho do TRT-PR.

Quatro dias
Um dos maiores desafios enfrentados pela STI foi, sem dúvida, a pandemia. Com o trabalho presencial interrompido, no dia 20 de março de 2020, magistrados e servidores receberam a orientação de ficar em casa. Em apenas quatro dias, os técnicos de TI conseguiram informatizar tudo que antes era feito em 97 varas do trabalho, mais as áreas administrativas, instaladas em 54 unidades físicas espalhadas pelo estado inteiro.

O diretor da STI explica que sessões de julgamento, audiências, expedientes… tudo que é necessário para a prestação jurisdicional teve de ser acessado remotamente, onde quer que as pessoas estivessem. “Hoje parece tudo muito normal, corriqueiro. Mas é preciso lembrar que muitas barreiras tiveram de ser derrubadas, tabus tiveram de ser quebrados e muita tecnologia nova precisou ser implantada para que nós tivéssemos sucesso nesse trabalho”, diz.

Ele destaca o trabalho da equipe da STI. “Sempre disposta, sempre criativa, sempre pronta para contribuir e para vencer os desafios que eram, na sua grande maioria, novos”, diz Rocha. “Como eram novas quase todas as situações trazidas pela pandemia.”

Outro ponto importante foi o apoio maciço da administração, que entendeu a importância da tecnologia para contornar os problemas da pandemia, e dos magistrados e servidores que foram aliados importantes ao adotar as novas ferramentas. “Houve uma colaboração muito grande. Foi o trabalho de uma equipe muito comprometida”, diz Rocha.

Informações sobre o Resultado do Levantamento de Governança
A página com os dados do Levantamento em toda a Administração Pública Federal está disponível na página do TCU (aqui).

TRT da 9ª Região (PR)
Assessoria de Comunicação
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br