Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 30/11/2021 05:52:28

TRT da 9ª Região (PR) é o Tribunal mais bem administrado na Justiça do Trabalho

Notícia publicada em 10/11/2021

O TRT da 9ª Região (PR) conquistou o primeiro lugar em Governança Pública (iGovPub), de acordo com levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em 2021. Isso significa que o TRT9 é o tribunal mais bem administrado entre os 24 regionais trabalhistas do país.

A conquista ganha ainda mais importância quando se considera que, em 2018, ano em que o TCU fez o levantamento anterior, o regional paranaense tinha sido o último colocado (24º). Em apenas dois anos, com o apoio crucial de magistrados e servidores, a Administração melhorou esse índice de maneira espetacular.

Além da 1ª colocação em Governança Pública, no mesmo ranking, o TRT9 ficou em 1º lugar também em Governança de Tecnologia da Informação (TI). Um resultado contundente que mostra o compromisso do Tribunal com a prestação jurisdicional em um período difícil para o país e para o mundo, quando se enfrentou a maior crise sanitária dos últimos cem anos.

A pandemia obrigou os tribunais a interromper o trabalho presencial e fez da tecnologia a única forma possível de seguir trabalhando. O 1º lugar em Governança de TI entre os 24 TRTs do país indica que o TRT9 foi o regional que fez o melhor uso da tecnologia ao reagir aos problemas que vieram de todos os lados, quase todos os dias. Nessa categoria, ele tinha sido o 21º em 2018.

No mesmo levantamento do TCU, o TRT9 teve saltos excelentes em outras duas categorias: Governança de Pessoas (de 23º para o 3º lugar) e Governança das Contratações (de 19ª para o 2º lugar).

O TCU realiza esse levantamento para reconhecer a governança dos órgãos da administração pública federal. Os tribunais regionais recebem um questionário como parte da apuração dos índices como os de iGovTI, iGovPub e iGovContrat. Ao todo são 612 itens de controle que precisam ser respondidos.

Os resultados refletem o comprometimento das unidades com a governança e o tratamento das demandas dos órgãos superiores e de controle. Para a imagem institucional do TRT-PR, o índice de governança indica que o regional paranaense tem um desempenho exemplar em questões relacionadas à liderança, estratégia, pessoas, tecnologia da informação, contratações e orçamento.

TRT da 9ª Região (PR)
Assessoria de Comunicação
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br