Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 11:45:03

Bloqueio de valores para pagamento de salários atrasados suspende greve em refinaria

Notícia publicada em 18/10/2021

A greve dos trabalhadores que atuam na manutenção de uma refinaria da Petrobrás em Araucária foi suspensa na tarde da quinta-feira (14). A decisão ocorreu durante audiência de conciliação do dissídio de greve que envolve uma empresa de engenharia e o sindicato que representa os trabalhadores do setor.

A audiência foi presidida pelo desembargador Célio Horst Waldraff, vice-presidente do TRT da 9ª Região (PR). A Petrobrás, que tem contrato de prestação de serviços com a empresa empregadora dos trabalhadores em greve, figura no dissídio como terceira interessada.

Na audiência anterior, realizada no último dia 8, o sindicato dos trabalhadores informou que os salários de setembro estavam atrasados – o que deu início à greve. Diante dessa informação, não contestada pela empresa, o desembargador Célio Horst Waldraff revogou a liminar que determinava a manutenção de 30% dos serviços durante o período de greve. Ainda na sessão do dia 8, a empresa alegou que tinha créditos retidos junto à Petrobrás e por isso havia atrasado o pagamento dos salários.

Na audiência de quinta-feira (14), o representante da estatal informou que a empresa terceirizada havia usado o valor a ser pago pelos serviços como garantia em uma operação de crédito. Além disso, esse valor estaria sujeito à retenção pela própria Petrobrás por supostas falhas no cumprimento do contrato.

Com o impasse, o desembargador Célio Waldraff determinou o bloqueio dos valores. O dinheiro deverá ser depositado em conta judicial até a quarta-feira (20) para o pagamento dos salários dos trabalhadores. Assim, o sindicato informou que a greve está suspensa até o dia 5 de novembro, mas ela pode ser retomada se houver novo atraso salarial.

O Ministério Público do Trabalho foi representado, na audiência da última sexta-feira (8), pela procuradora regional do Trabalho Andrea Ehlke e, na audiência da quinta-feira (14), pelo procurador regional Luís Carlos Córdova Burigo.

As audiências foram gravadas e estão disponíveis no canal do TRT-PR no YouTube: audiência do dia 08 e audiência do dia 14.

Clique nas datas para acessar as atas das audiências do dia 8 e do dia 14.

TRT da 9ª Região (PR)
Assessoria de Comunicação
Texto: Marcio Lopes
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br