Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 23:20:20

Trabalhadores do transporte público de Foz do Iguaçu continuam em greve

Notícia publicada em 03/05/2021

Não houve acordo entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Foz do Iguaçu e as empresas de transporte público do município, durante a audiência de dissídio coletivo de greve realizada na manhã da última sexta-feira (30). A ação, proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), deve seguir para julgamento assim que for concluída a fase de instrução. Motoristas e cobradores permanecem em greve.

A sessão foi a segunda tentativa de conciliação realizada pelo Tribunal para tentar solucionar o impasse entre trabalhadores e empregadores. O movimento grevista começou no dia 13 de abril e a pauta de reivindicações inclui recomposições salariais e pagamento de cestas básicas.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, participou voluntariamente da audiência, mas o Município não apresentou proposta de auxílio às empresas.

O ajuizamento do dissídio coletivo pelo MPT tinha o objetivo de garantir a manutenção dos serviços públicos de transporte coletivo, uma vez que se trata de atividade essencial. Em caráter liminar, uma decisão do TRT-PR, proferida em 22 de abril, determinou que seja mantida em atividade 60% da frota circulante, em cada linha e escala, entre 5h e 9h e entre 17h e 20h. Nos demais horários, este percentual deve ser de 40%.

Leia a Ata da audiência AQUI.

Assista à gravação no canal do TRT-PR no YouTube.


Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região
Assessoria de Comunicação
Texto: Angelica Betencourt
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br