Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 20:00:16

DAVI ajuda a reduzir taxas de congestionamento nas Varas do TRT-PR

Notícia publicada em 26/04/2021

Um ano após a implementação do projeto DAVI no TRT9, seis Varas do Trabalho do Paraná comemoram a redução de seus índices de congestionamento processual.

O projeto DAVI (acrônimo formado pelas palavras Desempenho, Análise, Valores e Indicadores) é uma iniciativa da Corregedoria do TRT-PR e tem como objetivo contribuir para uma prestação jurisdicional mais célere e eficaz, com a redução das taxas de congestionamento das unidades auxiliadas. Por meio do programa de cooperação, unidades judiciárias de primeiro grau podem dar apoio às varas que precisam de ajuda.

Resultados
Com a força de trabalho extra recebida por meio do DAVI, a 6ª Vara de Curitiba reduziu sua taxa de congestionamento na fase de liquidação de 45,6% para 25,8% em 11 meses. Os bons resultados vieram com o apoio da 1ª Vara de Colombo, da 2ª Vara de Umuarama e da 12ª Vara de Curitiba.

Na unidade de Campo Mourão, a maior queda registrada foi no índice relacionado à fase de execução, que baixou de 85,2% para 74,8% no período de um ano. As unidades de apoio foram a 4ª Vara de São José dos Pinhais, a 4ª Vara de Ponta Grossa, a 3ª Vara de Curitiba, as Varas de Laranjeiras do Sul e de Irati.

Outras duas Varas de Curitiba (9ª e 17ª), a Vara de Pinhais e a de Paranavaí também registraram diminuição de suas taxas de congestionamento depois de participarem do DAVI.

A colaboração entre os servidores de diferentes unidades tem sido bem recebida por diretores de secretaria. Para Laércio Aparecido Dias, diretor da 6ª Vara de Curitiba, participar do programa possibilitou uma importante troca de experiências entre as unidades. “Com certeza faremos de tudo para manter o projeto vivo”, disse.

Sandra Mara Palma, então diretora da Vara de Irati, destacou a importância da iniciativa e agradeceu à Corregedoria pela implantação do projeto. “Somos um único corpo. Quando nos apoiamos e desenvolvemos um plano de gestão de continuidade, o corpo todo fica sadio e íntegro”, disse.

Até agora, 21 varas do TRT-PR participaram do projeto DAVI como unidades de apoio e outras oito, como beneficiárias. As varas que prestam auxílio recebem, em contrapartida, funções comissionadas (FCs) da própria Corregedoria. No total, são 14 FCs vinculadas à iniciativa.

Para a desembargadora Nair Maria Lunardelli Ramos, corregedora do Regional, os resultados que estão sendo apresentados são a confirmação de que é possível melhorar a qualidade de vida dos servidores, aperfeiçoar a gestão e a organização do trabalho nas unidades. “Celebramos o primeiro ano de vigência do projeto DAVI e desejamos vida longa, com a prestação do auxílio a outras varas do trabalho que necessitarem”, disse.

Dúvidas sobre o projeto podem ser esclarecidas pelo e-mail projetodavi@trt9.jus.br.

Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região
Assessoria de Comunicação
Texto: Angelica Betencourt
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br