Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 04:43:14

Desembargadora Morgana Richa é indicada na lista tríplice do TST

Notícia publicada em 23/04/2021

A desembargadora Morgana de Almeida Richa, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR), é uma das escolhidas para integrar a lista tríplice da qual sairá a próxima ministra ou o próximo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Os outros dois nomes são da desembargadora Jane Granzoto Torres da Silva (TRT2/SP) e do desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior (TRT24/MS).

A escolha do trio pelo Pleno do TST ocorreu na última segunda-feira (19), em votação secreta. Foi a primeira vez que o Tribunal Superior realizou uma votação de forma eletrônica, durante sessão por videoconferência.

A vaga no TST surgiu com a aposentadoria do ministro Márcio Eurico Vitral Amaro. O próximo passo é enviar a lista tríplice para o presidente da República, responsável por indicar a composição dos Tribunais Superiores.

Desembargadora Morgana de Almeida Richa, do TRT-PR. (Foto: TST)
Desembargadora Morgana de Almeida
Richa, do TRT-PR. (Foto: TST)

A escolhida ou o escolhido do presidente precisa passar por uma sabatina com a Comissão de Constituição e Justiça, do Senado Federal. Se, após a sabatina, a escolha for aprovada, ela será submetida ao Plenário da Casa.

De acordo com informações do TST, sete desembargadoras e oito desembargadores se candidataram à vaga.

TRT-PR
“O Paraná, durante décadas, teve no mínimo um ministro no TST, e desde a aposentadoria do ministro Fernando Eizo Ono – em março de 2018 – está sem representação”, diz a magistrada Morgana de Almeida Richa, desembargadora do TRT-PR desde novembro de 2019. “Nesse cenário, por certo que a escolha de uma mulher paranaense para compor a lista tríplice resplandece a forte crença de poder representar um espaço coletivo do nosso Tribunal e do nosso estado.”

Doutora em Direito Constitucional pela PUC-SP, a desembargadora natural de Toledo (PR) foi conselheira do Conselho Nacional de Justiça entre 2009 e 2011, quando presidiu a Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania.

Na Justiça do Trabalho, ela começou como juíza substituta em 1992 e, dois anos depois, tornou-se juíza titular de vara. No TRT-PR, foi também coordenadora da Escola Judicial no biênio 2018-2019.

Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região
Assessoria de Comunicação
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br