Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 18/04/2024 10:24:19

Varas do Trabalho conhecem solução de integração entre o Zoom e o PJe Mídias

Notícia publicada em 19/03/2021

O TRT-PR criou uma solução tecnológica para auxiliar as varas do trabalho que enfrentam os desafios trazidos pelos sistemas de audiências por videoconferência.

A novidade é a configuração de um software capaz de fazer a integração entre o Zoom e o Audiência Digital (PJe Mídias). O recurso simplifica a transposição do conteúdo das gravações ao PJe Mídias, desonerando o secretário de audiência da longa atividade manual, ao final de cada dia de trabalho, de fazer as marcações dos momentos das audiências e mover o arquivo de vídeo.

“A solução resolve o retrabalho. Uma demanda que acabava sobrecarregando o servidor da sala de audiências. Com a solução apresentada pelo TRT-PR, o procedimento agora é imediato, pois a gravação no PJe Mìdias ocorre de modo simultâneo. O objetivo é manter a simplicidade e a forma como a atividade era realizada antes da pandemia e da adoção dos sistemas de videoconferência”, disse o juiz auxiliar da Presidência, Bráulio Gusmão, que conduziu na sexta-feira (12) um webinário interno em que apresentou o produto.

O webinário foi acompanhado por mais de uma centena de pessoas. Ao longo do evento, servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) explicaram o funcionamento da nova solução.

A transmissão teve ainda o depoimento das secretárias de audiência Neusa Sumiko Yoshida e Monika Beatriz Marschner Mayer Pinto que, nas últimas semanas, testaram a nova solução.

As servidoras aprovaram a ferramenta. Neusa, que trabalha na 3ª Vara de São José dos Pinhais, declarou que, “configurado e testado, o sistema funciona muito bem”.

Monika, da 8ª Vara de Curitiba, já realizou audiências com o novo software e ressaltou que, seguindo o protocolo disponibilizado pela TI, o novo procedimento é simples. A servidora ressaltou que o recurso tecnológico aproxima o trabalho a distância da forma como era realizado antes da pandemia. “Foi muito agradável trabalhar novamente como se eu estivesse na sala de audiência presencial”, relatou.

O webinário está disponível na íntegra no canal do TRT-PR no YouTube, AQUI.

Compartilhamento

A partir de sua diretriz de compartilhamento e troca de soluções, o Tribunal produziu um vídeo tutorial àqueles que desejem adotar a ferramenta, disponível AQUI.


Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região
Assessoria de Comunicação
Texto: Gilberto Bonk Jr.
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br