Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 18/01/2021 13:02:01

TRT-PR lança o "Juízo 100% Digital" com evento on-line

Notícia publicada em 14/12/2020

O TRT-PR lançou nesta segunda-feira (14) o “Juízo 100% Digital”, um sistema que permite que todos os atos processuais sejam feitos por meio digital.

Com a participação de várias autoridades, o evento on-line foi transmitido pelo YouTube e conduzido pelo presidente do Regional, o desembargador Sergio Murilo Rodrigues Lemos.

Com o “Juízo 100% Digital”, o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná aposta em mobilidade e acesso. Nesse formato, há uma economia considerável de tempo e dinheiro porque as audiências presenciais deixam de ser necessárias.

O uso dessa ferramenta é opcional, simples e pode ser feito em qualquer momento do processo.

Como funciona

A partir desta terça-feira (15), no hotsite <https://digital.trt9.jus.br>, o advogado pode acessar a ferramenta usando seu CPF e a senha do PJe (Processo Judicial Eletrônico).

Feito o login, ele é levado para uma página que lista todos os seus processos. Nesse primeiro momento, basta selecionar as ações que deseja conduzir em ambiente virtual e marcar a opção “100% Digital”.

Quando ambas as partes de um mesmo processo optarem pela tramitação toda digital, ocorre um “match jurídico” (semelhante ao que ocorre nos aplicativos de encontros) e a ação passa a correr nesse modelo. As partes serão informadas a respeito do match na mesma lista de processos.

Economia

Para o TRT-PR, a adoção da ferramenta também representa uma economia significativa de recursos ligados à estrutura física do Regional e ao envio de correspondências em papel – neste caso, um valor anual que ultrapassa os R$ 2 milhões.

O implantação do “Juízo 100% Digital” nos tribunais brasileiros foi autorizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução CNJ nº 345/2020.

Texto: Gilberto Bonk Jr. e Irinêo Netto
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br