Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 04:36:16

TRT-PR aposta em mobilidade com "Juízo 100% Digital"

Notícia publicada em 06/12/2020

O TRT-PR lança, no dia 14 de dezembro, o “Juízo 100% Digital”, uma ferramenta desenvolvida para que todos os atos processuais sejam realizados de forma virtual e remota – incluindo as notificações, as audiências e as sessões de julgamento.

A ferramenta digital chega em meio à pandemia de Covid-19 e é uma resposta eficaz para os desafios do trabalho remoto – quando a Justiça do Trabalho passou a operar on-line quase por completo. Porém, as soluções que ela oferece têm potencial para fazer diferença mesmo num futuro sem isolamento social.


Benefícios

Os maiores trunfos da nova ferramenta são mobilidade e acesso. Ela permite que as partes e os advogados participem de audiências a distância, sem a necessidade de ir até um prédio do Tribunal. Isso representa uma economia considerável de tempo e dinheiro.

Advogados que atuam em cidades do interior ou em outros estados e que antes não conseguiam fazer uma sustentação oral, com o “Juízo 100% Digital” podem fazer o trabalho sozinhos de qualquer lugar do país com acesso à internet.

O sistema on-line deve proporcionar também uma economia aos cofres públicos, uma vez que o Tribunal deixará de ter despesas com o envio de correspondência em papel – um valor anual que ultrapassa os R$ 2 milhões para o TRT-PR – e com a manutenção das estruturas físicas da instituição.

Adesão
A adesão ao modelo não é obrigatória. Cabe às partes e aos advogados, em comum acordo, optar pelo “Juízo 100% Digital”. A escolha pela nova tecnologia pode ser feita em qualquer momento do processo, antes da prolação da sentença.

O procedimento de adesão é simples. O advogado acessa a página do projeto – um hotsite a ser divulgado na próxima semana – e indica os processos que deseja que tramitem totalmente on-line. Quando ambas as partes optam pelo “Juízo 100% Digital”, ocorre um equivalente judicial ao “match” dos aplicativos de encontro. A concordância dos envolvidos, na mesma hora, encaminha o processo para tramitação 100% digital.

Mais informações sobre o funcionamento da ferramenta devem ser divulgadas na semana que vem.


Texto: Gilberto Bonk Junior
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br