Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 01/10/2020 19:59:45

Médico e engenheiro de segurança do trabalho debatem prevenção à covid-19 no ambiente profissional

Notícia publicada em 31/08/2020

O TRT-PR, em parceria com o Sesi-PR, promoveu uma live nesta quinta-feira (26) que contou com especialistas que trataram da conscientização e da responsabilidade de empregadores e empregados na prevenção à covid-19 no ambiente laboral, bem como na sociedade em geral. O evento destacou os cuidados que devem ser adotados neste momento em que o número de contágios estabiliza-se e os trabalhadores voltam gradativamente aos seus postos nas indústrias, no comércio e em outros setores.

Dúvidas que ainda persistem sobre o tema foram dirimidas ao longo das palestras, que estão disponíveis no canal do TRT-PR no YouTube. Assista AQUI.

A live foi organizada pelo Programa Trabalho Seguro PR, dirigido pela juíza Valéria Rodrigues Franco da Rocha, que mediou os debates.

O advogado e engenheiro de segurança do trabalho, Rodrigo Meister de Almeida, foi um dos convidados. O especialista falou sobre a necessidade de diálogo para enfrentar a crise e destacou que a responsabilidade é “mais do que nunca solidária”.

Rodrigo afirmou que a saúde e a vida do trabalhador devem ser colocadas em primeiro plano. Em segundo plano, declarou, deve-se observar a relação de trabalho e o cuidado com as questões econômicas. Para tanto, é fundamental um plano de comunicação eficiente para informar aos empregados sobre hábitos de higiene, que devem ser tomados dentro e fora da empresa para prevenir a infecção pela covid-19. “O empresário não pode mais observar a saúde e segurança no trabalho como um cumprimento de normas: é parte do negócio. Faz parte do seu objetivo, que é o lucro. E se você tiver um trabalhador doente, a sua empresa estará doente”. 

Os protocolos de segurança, tanto em grandes como em pequenas empresas, foram abordados pelo médico do trabalho Ronaldo Ruaro, do Sistema Fiep e do Sesi-PR. O convidado destacou as ações que devem ser realizadas pelos empresários para evitar a propagação do vírus, como adequações no ambiente de trabalho, desinfecção das instalações, monitoramento da saúde do trabalhador, ações educativas e, se possível, trabalho na modalidade home office.

O evento teve a participação do vice-presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff, e do superintendente do Sesi-PR, José Antonio Fares.

É um momento em que a humanidade precisa se reunificar em torno do cuidado de si mesma. A saúde, a misericórdia, a solidariedade em relação a todos nós se apresenta de uma maneira destacada neste contexto em que a mortandade, a doença, estão tão próximas de nós. Um momento de luto, de patologia, que circunda a família, o ambiente de trabalho, a comunidade, a sociedade e a nação”, declarou o desembargador Célio Horst Waldraff.


Texto: Gilberto Bonk Jr
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.ju.br