Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 18:10:33

TRT9 disponibiliza live sobre os impactos da pandemia sobre a saúde física e psíquica do trabalhador

Notícia publicada em 29/07/2020

Está disponível no canal do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná no YouTube a live “Organização do trabalho - prevenção ao adoecimento decorrente da pandemia da covid-19”, realizada na quinta-feira (23). O evento, promovido pelo programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Programa Trabalho Seguro), do Tribunal Superior do Trabalho e Conselho Superior da Justiça do Trabalho, trouxe dois especialistas em medicina do trabalho para analisar os impactos da nova doença sobre a saúde física e psíquica do trabalhador. O evento foi coordenado pelos TRTs da região sul.

Os médicos Laerte Idal Sznelwar - professor da POLIUSP -, especialista em ergonomia, saúde do trabalhador e psicodinâmica do trabalho, e Márcia Bandini – professora da UNICAMP e Presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANAMT (2016-2019) destacaram os medos e as incertezas dos trabalhadores em meio à pandemia, com ênfase nas vulnerabilidades econômicas e sociais dos cidadãos que precisam sair de casa para manter suas rendas e dos que nela permanecem em teletrabalho. 

"A discussão sobre a covid-19 desvelou uma relação que já existia, que é justamente o fato de eu necessitar absolutamente do meu emprego para sobreviver", afirmou o médico Laerte, em sua apresentação.

Os debatedores falaram ainda acerca do efeito da relação trabalho e pandemia sobre os altos índices de propagação do vírus no Brasil. "Qual é o fator central que influencia o avanço dos casos e das mortes no país? Não tenho dúvida de que é o trabalho. Temos que olhar para o trabalho com um cuidado muito acima do que temos olhado hoje", ressaltou Márcia Bandini.

O evento online teve participação da coordenadora nacional do Programa Trabalho Seguro, ministra Delaíde Alves Miranda, e contou com mediação do representante da região sul do Programa, juiz Leonardo Vieira Wandelli.

Série de lives disponíveis na internet


O debate de quinta-feira integra a série de lives intitulada “Construção do trabalho seguro e decente em tempos de crise", promovida pelo Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Programa Trabalho Seguro) para lembrar o Dia da Prevenção de Acidentes do Trabalho (celebrado em 27 de julho). Foram programadas ao longo do mês 5 lives abordando diversos tópicos sobre o tema. Leia mais sobre o projeto AQUI.

Texto: Gilberto Bonk Jr
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br