Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 09/08/2020 14:40:19

Ricardo Bruel da Silveira toma posse como desembargador do TRT-PR em solenidade virtual

Notícia publicada em 24/07/2020
Desembargador Ricardo Bruel da Silveira,
durante a solenidade de posse

Em solenidade realizada virtualmente, na quinta-feira (23), Ricardo Bruel da Silveira tomou posse como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do TRT-PR no YouTube.

A assinatura do termo de posse e exercício ocorreu na própria residência do empossando e pôde ser acompanhada, de modo não presencial, por magistrados, servidores, procuradores, advogados e convidados.  

O magistrado Ricardo Bruel da Silveira passa a ocupar vaga destinada a membros do Ministério Público pelo quinto constitucional. A cadeira foi deixada pelo desembargador Ubirajara Carlos Mendes, aposentado em setembro de 2019.

A solenidade

Durante a cerimônia, o presidente do TRT do Paraná, desembargador Sergio Murilo Rodrigues Lemos, lembrou os tempos difíceis pelos quais todos estão passando em razão da crise sanitária e ressaltou que, neste momento, o Tribunal deve agir de forma ainda mais eficiente e transparente. Em seguida, o presidente dirigiu-se ao empossando para desejar saúde e felicidade na jornada que se inicia.

Também no decorrer da solenidade, o magistrado Ricardo Bruel recebeu os cumprimentos do procurador-geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, que destacou a experiência, o conhecimento jurídico e a sensibilidade do desembargador empossando. “O Judiciário Trabalhista ganha hoje um reforço à altura da história dessa Instituição”, afirmou.

Em nome da Composição Plenária, o desembargador mais moderno do TRT do Paraná, Carlos Henrique de Oliveira Mendonça, deu as boas-vindas ao empossando. Na oportunidade, o magistrado afirmou que a chegada de Ricardo Bruel ao Tribunal mantém a tradição do TRT do Paraná de ser uma Corte formada por magistrados comprometidos com o juramento de respeito à Constituição e com a entrega da melhor prestação jurisdicional possível.

O empossado

O desembargador Ricardo Bruel manifestou-se ao final da cerimônia, reafirmando seu compromisso com os princípios do Estado Democrático de Direito. “Que minha trajetória no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região resulte na concretização do ideal de que é possível colaborar, no âmbito de nossas funções, para a edificação de uma sociedade mais justa e solidária”, declarou.

Ricardo Bruel da Silveira é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Em 1998, por meio de concurso público, ingressou no quadro de procuradores da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas). Iniciou as atividades na Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região em 2001.

Para assistir à gravação da solenidade, clique AQUI.

Publicado originalmente em 27/07/2020
Texto: Angelica Betencourt

Assessoria de Comunicação do TRT-PR
ascom@trt9.jus.br