Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 08:43:42

Sindicato dos funcionários das autoescolas desiste de ação e dissídio coletivo é arquivado

Notícia publicada em 16/07/2020

Não houve acordo na audiência de dissídio coletivo envolvendo os funcionários das autoescolas e empresários do setor. A sessão, realizada nesta quarta-feira (8/7) por videoconferência, teve como pauta a nova Convenção Coletiva, com destaque para as cláusulas sobre data-base (1º de junho) e reajuste salarial. Sem concordar com o andamento das negociações, os representantes dos empregados, que ajuizaram o dissídio, desistiram da ação no final da audiência.

O Sintradesp (Sindicato dos Trabalhadores, Instrutores, Gerentes, Diretores em Autoescolas – Centros de Formação de Condutores Categorias “A” e “B”) pleiteava no processo a definição da data-base da categoria para 1º de junho e o reajuste salarial correspondente ao índice de inflação.

Acatando a proposta do desembargador Cássio Colombo Filho, que presidiu a sessão, o representante dos empresários (Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Paraná) concordou em iniciar a negociação, submetendo à assembleia o pedido de fixação da data-base da categoria (1º de junho), a prorrogação das cláusulas da Convenção Coletiva anterior até o final do ano e a concordância com o arbitramento oficial pelo Dissídio Coletivo. Também declarou ser inviável o requerimento do sindicato profissional quanto à concessão de reajuste salarial, uma vez que as autoescolas estão praticamente sem funcionar em razão da pandemia causada pela covid-19.

No final da audiência, discordando do rumo das negociações - que estavam se distanciando do foco principal dos trabalhadores, que era o reajuste salarial - o Sintradesp desistiu da ação.

Por fim, o desembargador Cássio Colombo Filho determinou o arquivamento do processo.

O número do dissídio coletivo é 0001459-65.2020.5.09.0000.

Acesse AQUI a ata de audiência.

A sessão está disponível no canal do TRT-PR no YouTube. Assista AQUI.


Texto: Gilberto Bonk Jr
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br