Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 18/04/2024 20:46:56

TRT-PR homenageia empresas que se destacaram em número de acordos em 2019

Notícia publicada em 11/02/2020
Desembargadores Sergio Murilo Rodrigues Lemos, Nair 
Maria Lunardelli Ramos e Célio Horst Waldraff com
as representantes do OGMO

Na sexta-feira (7/2) o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná celebrou a cultura da composição amigável, concedendo o Selo Semeador da Conciliação a duas empresas de grande porte que obtiveram expressivos índices de acordos em 2019, considerando o acervo de seus processos no Tribunal (período base: maio a dezembro de 2019).

A solenidade ocorreu na sede do Tribunal, com a participação do presidente do Regional, desembargador Sergio Murilo Rodrigues Lemos, do vice-presidente, desembargador Célio Horst Waldraff, e da corregedora regional, desembargadora Nair Maria Lunardelli Ramos, idealizadora do projeto e coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TRT do Paraná (NUPEMEC). Também compareceram ao evento outros magistrados do TRT-PR, advogados e representes das empresas homenageadas e servidores que atuam como conciliadores.

O OGMO - Órgão Gestor de Mão de Obra do Porto Organizado de Paranaguá conseguiu a melhor classificação, com 548 acordos em um acervo de 1005 processos, o que representa um índice de 59%.

O segundo melhor classificado foi o Condor Super Center. Com 1483 processos em tramitação, a empresa obteve 528 acordos, um êxito de 35%.

As outras instituições que se inscreveram ao Selo Semeador da Conciliação e que alcançaram altos índices de acordo foram a Ruma Malha Sul, o Banco Bradesco, a Via Varejo e o Banco do Brasil. As empresas receberam certificado de participação.

O presidente do TRT-PR, desembargador Sergio Murilo Rodrigues Lemos, elogiou os diretores e advogados das empresas que participaram do projeto institucional, "atendendo ao chamado da desembargadora Nair Maria Lunardelli Ramos, e se dispondo a buscar a solução dos processos por meio da via amigável".

A desembargadora Nair Maria Lunardelli Ramos afirmou que há uma mudança de posição por parte de algumas grandes empresas que possuem acervos significativos na Justiça do Trabalho. A magistrada destacou que as instituições homenageadas comprovam que a cultura da conciliação vem crescendo e que cada vez mais as instituições se preocupam em solucionar as demandas dos trabalhadores. Isso se revela, principalmente, pelas boas propostas de conciliação apresentadas pelos empregadores. 

O Selo Semeador da Conciliação foi instituído por meio da Portaria nº 01/2019 com o objetivo de valorizar a conciliação no Poder Judiciário. No ano passado, o Selo de Conciliação foi concedido para contemplar as empresas que atingiram as três maiores percentagens de conciliação durante as semanas de conciliação. 

Confira AQUI mais fotos do evento.


Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Texto: Gilberto Bonk Jr
Fotos: Ana Karina Prado
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br