Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 07/12/2019 03:12:10

Poder Judiciário paranaense assina acordo de cooperação técnica

Notícia publicada em 15/11/2019

Órgãos do Poder Judiciário se reuniram na tarde desta quarta-feira (13), na sede da Justiça Federal do Paraná, para assinar acordo de cooperação técnica para fomentar a adoção de práticas e projetos inovadores. O pacto quer promover e apoiar as atividades realizadas nos Laboratórios de Inovação e tem por objetivo a colaboração entre Justiça Federal do Paraná, Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região/PR, Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Como a ideia dos Laboratórios de Inovação é contribuir para o diálogo e desenhar indicadores que correspondam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), o acordo assinado prevê a realização de estudos, pesquisas, criação e desenvolvimento de ações e projetos inovadores, visando à efetividade dos ODS.  A cooperação entre os órgãos participantes envolve o compartilhamento de práticas, conhecimentos e experiências referentes à inovação no setor público.

A vice-diretora da Seção Judiciária do Paraná, juíza federal Luciana da Veiga, reforçou que o espaço é aberto para discussões, não apenas para os ODS, mas para todos que quiserem aproveitar o laboratório para troca de experiências. “A ideia é incentivar atividades que ajudem na prestação jurisdicional, uma forma inovadora para encarar os desafios do setor público".

Para a conselheira do CNJ Maria Tereza Uille Gomes, a simbologia do laboratório de inovação no Poder Judiciário é muito forte. “O Paraná é o primeiro estado em que os quatro segmentos da Justiça estão unidos neste propósito. É a primeira experiência do mundo como forma de institucionalizar a Agenda 2030. O espaço é para que o Judiciário se abra para o diálogo e pense em soluções”, declarou. 

A solenidade que marcou o início da colaboração entre as instituições aconteceu às 15h e contou com a presença da vice-diretora da Seção Judiciária do Paraná, juíza federal Luciana da Veiga, da desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu (TRT), do desembargador Gilberto Ferreira (TRE), do desembargador Adalberto Jorge Xisto (TJ/PR) e da conselheira do CNJ Maria Tereza Uille Gomes.  Podem também aderir ao acordo unidades e ramos do Ministério Público brasileiro e de outros órgãos ou entidades públicas com atividades correlatas aos ODS, desde que se comprometam a seguir integralmente seus preceitos.

Fonte: Justiça Federal do Paraná

Confira fotos no Flickr do TRT-PR

Assessoria de Comunicação
ascom@trt9.jus.br