Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 26/04/2024 01:55:42

TRT-PR leva conscientização sobre malefícios do trabalho infantil para crianças de Umuarama

Notícia publicada em 09/10/2019
Desembargadora é recepcionada por estudantes da rede
municipal de Umuarama

Nesta terça-feira (8/10), em Umuarama, a desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Incentivo à Aprendizagem (PCTIR), visitou a Escola Municipal Ensino Infantil Fundamental Tempo Integral  e a Escola Manuel Bandeira, que oferece atividades de contraturno.

A magistrada, que está no exercício das atividades correcionais no Fórum Trabalhista de Umuarama, conversou com alunos e professores sobre os malefícios da atividade laboral na infância. Também buscou promover a conscientização sobre a necessidade do fomento da aprendizagem como ferramenta de desenvolvimento e instrumento eficaz para combater o trabalho infantil e o juvenil. Neste último caso, a atividade profissional pode ser exercida, a partir dos 14 anos, na condição de aprendiz.

As visitas tiveram a participação do diretor do Fórum de Umuarama, juiz Irã Alves dos Santos, e da secretária municipal de educação, Mauriza Menegasso.

Em outro momento, reunida com os gestores das escolas, a desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão falou sobre o avanço das ações do PCTIR. A magistrada destacou os concursos de redação e desenho direcionados a estudantes de escolas municipais em diferentes regiões do Estado. Já realizados em de Foz do Iguaçu e Pitanga, os concursos abordam temas relacionados aos malefícios do trabalho infantil e a importância dos contratos de aprendizagem. Antes de elaborar as redações, os alunos devem analisar e debater o tema em sala de aula. O PCTIR busca, com esse exercício, estimular cada vez mais a conscientização.

Confira fotos das visitas no Flickr.


Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br