Estão abertas as inscrições para o Ciclo de Palestras Trabalho Sustentável - Uma nova forma de produzir, que passará por Cianorte, União da Vitória, Toledo, Arapongas e São José dos Pinhais. O evento, direcionado a trabalhadores e empresários e à comunidade jurídica e acadêmica, tem inscrições gratuitas. A primeira palestra ocorrerá no dia 10 de outubro, em Cianorte.
O ciclo de palestras é fruto de uma parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) e o Serviço Social da Indústria (SESI PR). A realização é do Programa Trabalho Sustentável do TRT-PR, que buscou especialistas do ramo jurídico, sociológico e empresarial para propor reflexões e debates sobre a necessidade de o desenvolvimento do mundo do trabalho estar ancorado em iniciativas baseadas na ética nas relações sociais, na justiça, na economia viável e, sobretudo, no meio ambiente equilibrado.
"O foco será o ser humano e seu papel em contribuir, cada um dentro de sua esfera, para um mundo mais sustentável", declarou o juiz Marcus Aurelio Lopes, cogestor do Programa Trabalho Sustentável.
O magistrado ressaltou que o Programa Trabalho Sustentável visa alinhar estrategicamente temas do mundo do trabalho à Agenda 2030 do Pacto Global da ONU, do qual o TRT-PR é signatário. As ações do Programa harmonizam-se com pelo menos 6 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global: ODS 1 (erradicação da pobreza); ODS 3 (saúde e bem estar); ODS 5 (igualdade de gênero); ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico); ODS 9 (indústria inovação e infraestrutura); ODS 12 (consumo e produção responsáveis).
Confira a seguir a programação e mais informações sobre as palestras nas cinco cidades.
CIANORTE
Igualdade de Gênero e Assédio Moral - Convenção 190 serão os temas abordados em Cianorte. Os palestrantes serão os juízes Marcus Aurelio Lopes e Valéria Rodrigues Franco da Rocha - cogestores do programa Programa Trabalho Sustentável - e a socióloga e assessora de Projetos Estratégicos do SESI/FIEP, Renata Fagundes.
As atividades serão realizadas no dia 10 de outubro, das 14h às 18h, na Associação Comercial e Empresarial de Cianorte - ACIC, localizada na Avenida Santa Catarina, nº 683, Zona 01, Centro.
No dia 05 de novembro, será a vez de União da Vitória, que receberá a Doutora Nádia Regina de Carvalho Mikos, professora de Direito e Processo do Trabalho na PUC/PR. A jurista abordará o tema "Prevenção para evitar indenização". Completam a programação palestras sobre custos da prevenção e sustentabilidade, que terão a participação da juíza Valéria Rodrigues Franco da Rocha.
O evento será das 19h15 às 22h, no Centro Universitário Vale Iguaçu - UNIGUAÇU, que fica na Rua Padre Saporiti, nº 717, Bairro Nossa Sra. do Rocio.
TOLEDO Os temas Assédio Moral – Convenção 190 e Igualdade de Gênero serão novamente abordados no dia 08 de novembro, desta vez em Toledo. As palestrantes serão a juíza Valéria Rodrigues Franco da Rocha e a socióloga e consultora em Sustentabilidade e Responsabilidade Social no SESI/PR, Renata Fagundes.
Os trabalhos acontecerão das 14h às 18h, no Auditório do Sesi, localizado na Rua Júlio de Castilho, nº 3465, Bairro Vila Industrial.
ARAPONGAS A quarta cidade a receber o ciclo de palestras será Arapongas, no dia 14 de novembro. A juíza Valéria e a jornalista e consultora no Serviço Social da Indústria no SESI, Aline Calefi, falarão sobre Sustentabilidade e Relação do Trabalho.
O evento ocorrerá das 7h Às 13h, no Auditório Senai, que fica na Rua Guaratinga, nº 2247, no Bairro Parque Industrial II.
O ciclo de Palestras Trabalho Sustentável - Uma nova forma de produzir terminará em 10 de dezembro, em São José dos Pinhais, com o tema 100 Anos da OIT e o Futuro do Trabalho.
A palestrante será a engenheira ambiental e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Rosangela Isolde Fricke. A convidada, que égerente executiva de Segurança e Saúde do Sistema Fiep, abordará o tema ao lado da juíza Valéria Rodrigues Franco da Rocha.